Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Vídeo: Jipe Lunar — agora Estabilizado

Vídeo: Jipe Lunar — agora Estabilizado

Nas missões Apollo 15 a 17, os astronautas usaram o veículo elétrico mais legal de todos os tempos: o Jipe Lunar. Uma boa alma resolveu passar um dos vídeos capturados pelo Stanley Kubrick, digo, pela câmera do Jipe Lunar por um algoritmo de estabilização de imagens e o resultado ficou lindo!

10 anos atrás

fake-moon-landing-set

Os astronautas da Apollo usaram toda uma série de veículos legais para chegar até a Lua, mas talvez o mais incrível seja o Jipe Lunar. As especificações da NASA eram cruéis, e as empresas que projetaram o bicho tiveram apenas que criar um carro elétrico que funcionasse em outro mundo, e de primeira.

Conseguiram. Foram 3 jipes, usados nas missões Apollo 15, 16 e 17. O mais distante se afastou quase 8 km do módulo de pouso. Projetados para 15 km/h, chegaram a 18 km/h. Cada um tinha bateria para 92 km, que também era usada para alimentar as câmeras, sistemas de suporte, direção elétrica e sistemas de comunicação.

Ah sim, o bicho ainda tinha tração E direção nas 4 rodas.

Isso tudo pesando na Lua o equivalente a 35 kg. Levando uma carga de 490 kg.

Ou seja: o estúdio onde o Stanley Kubrick filmou o pouso na Lua era enorme.

Além das imagens feitas pela câmera colorida presa na frente do jipe e controlada da Terra, os astronautas fizeram vários filmes com uma câmera de 16 mm, como a sequência abaixo. Nela o astronauta John Young pega o jipe para dar uns rolés. John Young depois se tornaria comandante da Columbia, na primeira missão do ônibus espacial.

Ele foi filmado com uma Maurer 16 mm. Como Stanley Kubrick havia dado folga pro diretor de fotografia, sobrou para Charlie Duke fazer as imagens, e como cinegrafista ele é um excelente astronauta e explorador.

NasaHD — Apollo 16 lunar rover “Grand Prix” in HD

Por sorte a tecnologia existe para esses momentos, e uma boa alma resolveu passar o vídeo por um algoritmo de estabilização de imagens. Você sabe, aquela tecnologia alienígena que nenhum ufeiro possui, mas se você por acaso usa o excelente VirtualDub, é só baixar o plugin Deshaker. Veja que coisa linda ficou:

britoca — LRV on the Moon - Apollo 16 - HD Video Stabilized

Isso, meus caros, são humanos dirigindo na superfície de outro mundo. Mesmo que nunca mais retornemos, a prova da existência da Humanidade E do Automóvel está lá, preservada para os próximos bilhões de anos. Junto com a assinatura de Richard Nixon, mas nada é perfeito.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários