Carlos Cardoso 9 anos atrás
Reclicagem, salvo exceções como alumínio é um processo que existe para bancar cooperativas e fazer as pessoas se sentirem bem. O custo energético de reciclar costuma ser bem mais alto do que o de produzir um material novo. Garrafas PET por exemplo são grandes vilãs.
Claro, há os casos onde o produto reciclado é apenas feio, como aqueles horrorosos móveis de garrafa PET, e os casos onde a “reciclagem” é uma piada, como um prédio na Pior Coréia onde garrafas foram recicladas, derretidas, moldadas como NOVAS garrafas e então usadas como tijolos.
Por outro lado há projetos, feitos por profissionais e não estudantes de design bem-intencionados que são REALMENTE bons.
É o caso desta iniciativa da Coca-Cola. Chamado 2ndLives, se propõe a reaproveitar a garrafa PET de forma incrivelmente versátil. A idéia é simples: um kit com 16 equipamentos diferentes está sendo distribuído pra população carente no Vietnã. Em breve Tailândia e Indonésia entrarão no programa.
Esses equipamentos transformam uma garrafa de Coca-Cola em um um spray, uma caneta para usar na escola, dispenser de xampu… é genial, veja:
http://www.youtube.com/watch?v=rWgCQgzJOU4
O custo de produção desses kits é muito, muito barato, cada um tira 16 garrafas das ruas. O Brasil deveria ter uma fábrica só pra produzir algo semelhante e distribuir em escolas.
Claro, os comentários do YouTube estão maravilhosos, de Sangue Negro do Capitalismo pra baixo…
Fonte: Neatorama.