Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Três Kinects + Oculus Rift = The Lawnmower Man 2.0

Três Kinects + Oculus Rift = The Lawnmower Man 2.0

Holodeck? Cientista da computação utiliza três Kinects e um Oculus Rift para capturar um avatar 3D renderizado em tempo real, inserindo-o em ambientes virtuais

10 anos atrás

3d-capture-three-kinects-oculus-rift

Se você já achava que separados o Kinect e o Oculus Rift já são incríveis e capazes de entregar hacks sensacionais e mirabolantes, extrapolando muito a ideia de servirem apenas para games, espera para ver o que Oliver Kreylos, um cientista da computação conseguiu realizar com três sensores da Microsoft e o óculos de realidade virtual: um ambiente virtual completo onde você pode  entrar.

O experimento, cuja descrição completa você pode conferir aqui consiste de um sistema de calibração capaz de alinhas dados recebidos de três Kinects ao mesmo tempo; o computador (no caso um PC com Linux, processador Core i7 com clock de 3,5 GHz, 8 GB de RAM e GPU nVidia Geforce GTX 770) é capaz de processar as imagens recebidas dos periféricos simultaneamente, criando um modelo 3D rudimentar do usuário que com o Oculus Rift pode ser visualizado em tempo real em um ambiente virtual.

Claro, é importante frisar que o projeto ainda está na fase inicial. O motivo do avatar 3D de Kreylos ser tão mal definido é que foram utilizados Kinects do Xbox 360, que estão a pelo menos três metros de distância do cientista; como o sensor original não possui tanta resolução quanto seu sucessor do Xbox One, a qualidade da imagem é bem ruim. Ainda assim ele causa certos desconfortos: ele descreve que a simulação é suficientemente convincente para cair no Vale da Estranheza, aquela sensação em que o cérebro reconhece como real, mas luta consigo mesmo por perceber que há algo errado. O momento em que Kreylos realiza uma “experiência fora do corpo”, criando outro modelo dele mesmo na simulação só piora as coisas, ainda que seja algo muito legal.

As aplicações são diversas. Numa videoconferência por exemplo, ao invés de ver outras pessoas através de uma tela você poderia utilizar o sistema, colocar o Oculus Rift e ter a sensação de estar sentado na mesa de reuniões. Com o tempo e sensores melhores, você poderia ter um avatar seu perfeitamente renderizado em tempo real, aumentando ainda mais o medo de alguns de que a humanidade vai se extinguir no mundo virtual, se virmos esse projeto como o embrião do Holodeck.

okreylos — 3D Video Capture With Three Kinects

Fonte: CVG.

relacionados


Comentários