Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon D4s ainda não é a melhor câmera do mercado

Nikon D4s ainda não é a melhor câmera do mercado

O DxOMark acaba de decretar que a nova Nikon D4s não é melhor câmera quando o assunto são as baixas luzes. Ela ainda perde para a antiga D3s e para a nova DF.

10 anos atrás

Lançamento novo e fresquinho, a Nikon D4s deveria ser o que de mais avançado temos na tecnologia fotográfica. Seus concorrentes mais gabaritados já foram lançados há um bom tempo e, teoricamente, ela deveria ser capaz de superá-los. Isso se torna mais evidente quando temos em mãos o informe publicitário da Nikon onde é declarado que tudo é melhor na nova câmera. O foco automático é mais rápido, o processamento está incrementado e a qualidade das fotos em baixa luminosidade está em patamares superiores quando comparada com a Nikon D4. Sim, a relação ISO ruído está melhor do que a D4 apresentava, mas ainda não é o melhor que a empresa já fez.

O DxOMark liberou a análise do sensor da D4s e contra números não existem argumentos. Na contagem geral, a D4s se sai muito bem, e se mostra a melhor (empatada com a D4 e a DF), mas quando o assunto é a qualidade em ISO elevado ela não é a melhor. Ela perde para a D3s, uma câmera que foi lançada no distante ano de 2009. Ou seja, a Nikon, mesmo com toda a evolução tecnológica e, em minha opinião, com as melhores câmeras no mercado atualmente, ainda não conseguiu superar algo que fez quase 5 anos atrás. Porém, a D3s ainda não é a melhor câmera neste quesito. A recém lançada Nikon DF, a versão retrô de reflex digital da empresa, mesmo tendo o mesmo sensor que está na D4, é a campeã quando falamos em qualidade em baixas luzes. Como disse, esse é apenas um aspecto analisado pelo DxOMark, mas assim como os megapixels foram um fator de concorrência no começo da Era Digital, o ponto de honra agora é a qualidade do ISO elevado.

Mas, o que isso muda para você consumidor? Provavelmente nada. Embora as medições de laboratório possam nos trazer números precisos, me pergunto o quanto disso pode ser percebido pelo olho humano, principalmente se falarmos de uma foto impressa. Mas. não deixa de ser interessante.

D4s_analise

 

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários