Gilson Lorenti 9 anos atrás
O que você faria com US$ 500 mil em lentes Leica? Provavelmente você seria o fotógrafo mais invejado de seu grupo, mas o problema em questão aqui é outro. No dia 1 de dezembro, em um Set de filmagens em Los Angeles, um larápio ainda não identificado, levou para casa, de forma ilegal, 8 lentes Leica Summilux-C feitas especialmente para câmeras de vídeo. As Summilux-C são lentes prime em diversas distâncias focais (16, 18, 21, 25, 29, 35, 40, 50, 65, 75 e 100 mm) e que foram introduzidas no mercado em 2011 e são as queridinhas de muitos diretores pela excelente qualidade, grande abertura de diafragma, baixa distorção e um bokeh muito bonito. Elas foram fabricadas em limitadas quantidades, o que também reflete em seus valores absurdos. Por conta desta pequena característica (o preço) essas lentes são geralmente alugadas, e não compradas. O valor diário de aluguel de uma Summilux-C pode chegar a US$ 300,00.
As lentes em questão também eram alugadas e pertenciam a CPT Rental INC que está correndo atrás do prejuízo. O FBI e o Departamento de Polícia de Los Angeles já estão no caso, mas a empresa decidiu correr por fora distribuindo panfletos para membros da indústria de cinema da cidade informando o roubo e os números de série de todas as lentes. Em qualquer outro lugar do mundo seria muito complicado repassar equipamentos deste valor, mas em Los Angeles s indústria do cinema é forte e 'varias empresas tem capital para adquirir as lentes.
Embora tenha acontecido bem longe de nossas terras tupiniquins, cabe lembrar que o roubo de equipamentos fotográficos aqui vem crescendo muito. Todo mundo já percebeu que câmeras fotográficas e lentes custam muito caro e que, pelo menos relativamente, são fáceis de vender. Todo cuidado é pouco.
Fonte: PetaPixel