Meio Bit » Arquivo » Internet » Google Chrome vai passar a bloquear downloads suspeitos automaticamente

Google Chrome vai passar a bloquear downloads suspeitos automaticamente

Atualização do Chrome vai apenas informar que detectou um download malicioso e o bloqueou; recurso já está disponível na versão Canary Build

10 anos atrás

stop-sign

Era inevitável que conforme a utilização do Google Chrome escalasse, os hackers passariam a se concentrar em novas formas de inserir códigos e plugins maliciosos no navegador. Com isso a empresa anunciou hoje uma nova atualização que em breve estará presente na versão final mas já se encontra disponível na distribuição Canary Build: o Chrome passará a bloquear automaticamente o que quer que ele identifique como suspeito.

Até o momento, o máximo que o Chrome fazia era sugerir ao usuário que tomasse cuidado, indicando que o download poderia (ou não) ser malicioso. Com essa atualização o Google passa a ser proativo, bloqueando de cara os arquivos. Ainda não ficou claro se haverá a opção de forçar o download mesmo assim, num possível caso do navegador identificar um arquivo legítimo (ou não tanto assim, if you know what I mean) de forma enganosa. A screenshot fornecida apenas mostra que você poderá "dispensar" o aviso, mas não deixa claro se haverá a possibilidade de reverter o bloqueio.

chrome-blocked-content

Essa atualização vem pouco tempo depois da atualização do Chrome para a versão 29, que introduziu a opção de resetar o browser para o padrão de fábrica, deixando-o como novo caso ele acabe apinhado de plugins, temas e outros pinduricalhos, como extensões não muito confiáveis (principalmente aquelas instaladas fora da Chrome Web Store). Caso queira testar a nova opção de bloqueio automático e ver como ela se comporta, basta baixar a versão Canary Build do Chrome aqui.

Fonte: Google Blog.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários