Gilson Lorenti 9 anos atrás
Vejo muitas pessoas reclamando do preço das atuais câmeras fotográficas, mas o que dizer de uma que pode valer mais de 1 milhão de dólares. A história aqui é fácil de entender, mas as circunstâncias parecem coisa de filme. A câmera em questão é uma Leica (só podia) do modelo Luxus II. O equipamento foi presenteado a um entusiasta britânico logo após a 2º Guerra Mundial e foi utilizada exaustivamente até que foi esquecida em um canto da casa. Em 2001 o proprietário resolveu levar o equipamento, já bastante detonado, ao Antiques Roadshow (show de TV britânico que viaja o país atrás de pessoas que possam possuir antiguidades e ver o quanto valem) e teve uma surpresa ao saber que aquela pequena câmera poderia valer muita grana.
A Leica Luxus II é banhada a ouro e revestida por couro de crocodilo. A câmera está em péssimas condições, mas só o fato de ser uma Leica antiga já iria conferir um bom valor, mesmo no atual estado de conservação, mas existe outro fator que torna o exemplar valioso. Foram fabricadas apenas 4 unidades desta câmera e não se conhece o paradeiro das outras 3. Ou seja, uma delas ter finalmente surgido é como encontrar o Santo Graal das câmeras fotográficas. A câmera está em exposição na casa de leilões Bonhams de Londres e deve seguir no próximo mês para Hong Kong onde no dia 22 vai acontecer um leilão de câmeras clássicas da Leica. O preço inicial de venda está fixado em £ 500.000 e £ 800.000, mas analistas apontam que pode chegar tranquilamente a £ 1 milhão (US$ 1.600.000,00). Você acha muita grana para uma câmera fotográfica? Então vale lembrar que uma Leica Série 0 foi arrematada no ano passado pela bagatela de 2,16 milhões de Euros.
Ou seja, tem muita gente por ai com grana sobrando e não sabe onde gastar. Obras de arte e objetos antigos possuem um valor subjetivos e só valem o que custam se existe pessoas dispostas a pagar esse valor. E tudo continua andando enquanto existirem pessoas que pagam para ver.