Meio Bit » Arquivo » Internet » Google lança Project Shield para proteger sites de ataques DDoS

Google lança Project Shield para proteger sites de ataques DDoS

Project Shield pretende estender a segurança e confiabilidade da estrutura do Google para minimizar os efeitos de ataques DDoS a sites importantes.

10 anos e meio atrás

google_project_shield

Ataques de negação de serviço se tornaram tão corriqueiros que, normalmente, só são noticiados quando conseguem derrubar grandes. Infelizmente, muitas vezes, sites de extrema importância para um pequeno público acabam sendo derrubados por não terem estrutura suficiente para combaterem os ataques DDoS e acabam deixando os usuários que dependem deles sem terem a quem recorrer.

Imagine, por exemplo, a catástrofe que pode ser se um site como o Aymta, que oferece uma ferramenta para avisar a população da Síria sobre ataques com mísseis para que possam procurar um abrigo e se protegerem o quanto antes possível, acaba saindo do ar porque sofreu um ataque. Imaginou? Nem eu. Em um cenário menos catastrófico, sites que sofrem perseguições políticas também podem ser alvos de ataques orquestrados por governos, deixando a população sem acesso a informações sobre o que está ocorrendo em seu país.

Pensando em proteger sites como os citados anteriormente, o Google lançou o Project Shield. Utilizando uma ferramenta própria da empresa que tem o objetivo de amenizar os impactos de ataques DDoS, juntamente com o serviço Google PageSpeed, o projeto tem o objetivo de “fornecer proteção para a livre expressão online” ao utilizar a infra-estrutura da gigante das buscas para “blindar” os demais sites. O projeto está, inicialmente, restrito a um pequeno grupo de sites convidados. No entanto, proprietários de sites cujo tema é relacionado com direitos humanos ou a cobertura de eleições poderão solicitar um convite através desta página.

Particularmente, gostei muito da iniciativa do Google. Nada mais justo que colocar, à disposição de sites que realmente fazem diferença para os seus públicos e sofrem perseguições (seja de qual tipo for), uma estrutura robusta que foi criada e aperfeiçoada pela empresa ao longos dos últimos 15 anos.

relacionados


Comentários