j. noronha 10 anos atrás
Semana passada o Yahoo lançou a nova versão do Yahoo Mail como parte das comemorações dos 16 anos do serviço. O Brasil ficou para trás, dessa vez felizmente.
A mudança gerou tudo menos satisfação entre os usuários. Milhares estão reclamando da remoção de atalhos e sérios problemas técnicos. Funções essenciais desapareceram ou foram escondidas sob atalhos que só são encontrados com a ajuda de um vidente.
As reclamações são várias:
Não é mais possível organizar a caixa de entrada em abas ou organizar pelo nome do remetente. As pastas agora só são acessíveis saindo da caixa de entrada, emails não-lidos não são mais destacados em negrito e o botão para deletar emails está do lado do nome de quem enviou o email, tornando comum deletar um email quanto a intenção é abri-lo. O atalho para imprimir um email deixou simplesmente de funcionar.
O fórum para reportar erros já conta com quase 6.500 reclamações, que crescem minuto a minuto.
As reclamações mais comum incluem o não funcionamento do autosave, deletar rascunhos ou usar SSL. Alguns reportam que contatos estão desaparecendo e não adianta adicioná-los novamente, por que o Yahoo os remove em seguida. Também há relatos de emails desaparecendo de pastas ou após serem enviados.
Nesse quesito a culpa cai na ideia de gênio que o Yahoo teve de permitir a reciclagem de nomes de usuários considerados inativos. Como muita gente possui contatos que caem nessa classificação, eles são removidos automaticamente. O problema é que até emails ativos foram erroneamente classificados como inativos e tornados disponíveis (ao menos é o que parece estar acontecendo).
O responsável pelo Yahoo Mail desde 2009 abandonou a empresa e o rumor é que sua saída não foi amigável, ele teria batido de frente com Marissa Mayer com relação as mudanças no serviço, no que parece ter acertado.
Curioso é que, enquanto as mudanças foram feitas para tornar o serviço mais parecido com o Gmail, milhares de pessoas reclamam que usam o Yahoo Mail justamente por que não gostam do Gmail.
Se você levar em conta que o Yahoo Mail é utilizado por 289 milhões de pessoas mensalmente, perdendo apenas e por pouco para os 304 milhões de usuários do Gmail, é tudo menos uma boa ideia bater de frente com seus usuários.
Por seu lado, o Yahoo está usando a tática do avestruz quanto às reclamações, com respostas padrão e simplesmente fugindo de responder a algumas questões.
Resta saber se eles vão empurrar essa versão repleta de falhas para o mundo, já que bugs que surgiram no último redesign, sete meses atrás, ainda não foram resolvidos.
Fonte: ZDNet