Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google adquire startup Bump, dona de app que compartilha dados entre smartphones com um esbarrão

Google adquire startup Bump, dona de app que compartilha dados entre smartphones com um esbarrão

Google vai às compras e adquire Bump, startup que desenvolveu app de compartilhamento de arquivos via colisão de dispositivos.

10 anos e meio atrás

bump-app

O Bump é um aplicativo que nunca fez muito barulho mas para o que se propõe é excelente: ele permite que os usuários compartilhem contatos, arquivos e fotos entre si utilizando os sensores dos smartphones, sem a necessidade do NFC: basta que os aparelhos se toquem levemente, como se os usuários estivessem dando um brinde (ou em inglês um “bump”, daí o nome):


Bump Simple Connections

A empresa explica que o app trabalha em duas frentes: o app utiliza os sensores para “sentir” o toque entre os dispositivos e enviar os dados para seus servidores na nuvesm; estes por sua vez utilizam um algoritmo capaz de comparar todas as colisões realizadas pelos usuários, encontrar as duas que fazem um par e trocar as informações. No início o Bump poderia ser utilizado até para compartilhar aplicativos na versão Android, o que muito provavelmente não agradou o Google e a função foi retirada.

Apesar de simples e prático o Bump nunca decolou, assim como o app de compartilhamento de fotos Flock (não confundir com o navegador). Entretanto o Google, talvez em busca de novas alternativas se sentiu atraído pela startup e a adquiriu, conforme anúncio feito pelo CEO da Bump David Lieb.

O executivo não deu maiores detalhes acerca da aquisição nem de quanto foi a venda (se bem que não deve ter sido um valor muito alto, já que a empresa lucrou apenas US$ 20 milhões em sua história), apenas frisou que tanto o app Bump quanto o Flock continuarão funcionando “por enquanto”, embora não tenha explicado o que isso quer dizer, dando a entender que provavelmente o Google deseje absorver o app para seu sistema e incorporá-lo ao Android, deixando o iOS a ver navios.

Para quem não conhece e gostaria de experimentar (eu recomendo), o Bump está disponível para iOS e Android e o Flock também (aqui e aqui), ambos sabe-se lá por quanto tempo.

Fonte: The Verge.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários