Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
O Bump é um aplicativo que nunca fez muito barulho mas para o que se propõe é excelente: ele permite que os usuários compartilhem contatos, arquivos e fotos entre si utilizando os sensores dos smartphones, sem a necessidade do NFC: basta que os aparelhos se toquem levemente, como se os usuários estivessem dando um brinde (ou em inglês um “bump”, daí o nome):
A empresa explica que o app trabalha em duas frentes: o app utiliza os sensores para “sentir” o toque entre os dispositivos e enviar os dados para seus servidores na nuvesm; estes por sua vez utilizam um algoritmo capaz de comparar todas as colisões realizadas pelos usuários, encontrar as duas que fazem um par e trocar as informações. No início o Bump poderia ser utilizado até para compartilhar aplicativos na versão Android, o que muito provavelmente não agradou o Google e a função foi retirada.
Apesar de simples e prático o Bump nunca decolou, assim como o app de compartilhamento de fotos Flock (não confundir com o navegador). Entretanto o Google, talvez em busca de novas alternativas se sentiu atraído pela startup e a adquiriu, conforme anúncio feito pelo CEO da Bump David Lieb.
O executivo não deu maiores detalhes acerca da aquisição nem de quanto foi a venda (se bem que não deve ter sido um valor muito alto, já que a empresa lucrou apenas US$ 20 milhões em sua história), apenas frisou que tanto o app Bump quanto o Flock continuarão funcionando “por enquanto”, embora não tenha explicado o que isso quer dizer, dando a entender que provavelmente o Google deseje absorver o app para seu sistema e incorporá-lo ao Android, deixando o iOS a ver navios.
Para quem não conhece e gostaria de experimentar (eu recomendo), o Bump está disponível para iOS e Android e o Flock também (aqui e aqui), ambos sabe-se lá por quanto tempo.
Fonte: The Verge.