Meio Bit » Arquivo » Mobile » Impressões iniciais do celular G1 rodando Android

Impressões iniciais do celular G1 rodando Android

15 anos e meio atrás

Hoje tive o privilégio de testar um G1 da T-Mobile, e gostaria de relatar minha (breve) experiência.

O equipamento: fabricado pela HTC, o aparelho parece de boa qualidade, sem ter a aparência de frágil. O peso é um pouco maior do que o esperado, e ele também é um pouco espesso, mas considerando que existe ali um teclado de verdade, é algo que pode-se ponderar. A tela é muito nítida e com excelente contraste e brilho. O uso do teclado, talvez o que mais me deixou curioso, deixou uma boa impressão. Apesar das teclas serem um pouco "macias" demais, trata-se de gosto pessoal. O espaçamento e curso das teclas é muito bom, e com um pouco de prática consegue-se digitar com rapidez. Os botoes de controle na parte inferior do aparelho são bem posicionados, mas o design dá a clara impressão de um dispositivo 1.0, mas novamente, este é um fator subjetivo. O trackball funciona muito bem e é "clicável".

O software: imediatamente nota-se que o aparelho desempenha bem suas funções através de comandos via touch-screen ou diretamente pela trackball, o que dá ao usuário a escolha de como prefere usá-lo. Uma tela com todos os aplicativos pode ser "puxada" como se fosse uma cortina, arrastando o dedo na tela. Os ícones são bem desenhados e a interface em si é muito limpa. A tecla menu mostra as funções auxiliares, dentro da função que está sendo acessada (contextual). Uma das coisas que me deixou um pouco desapontado foi na rapidez ao usar o aparelho, trocar de aplicativos, etc. O uso simplesmente não é aquela sensação instantânea que temos ao usar outros aparelhos, e claramente pode ser melhorado. Usei o browser, que funcionou bem e não vi erros de renderização absurdos (mas foi lento, devido ao local em que eu estava não ter cobertura 3G muito forte). O forte do sistema é sua integração com a conta do Google, que integra contatos, email, IM, calendário, e isso parece ser somente o começo. No IM, por exemplo, nativamente ele suporta o sistema Windows Live, AIM e Yahoo, algo que mostra que interoperabilidade é algo que pesa no design do sistema.

A bateria e qualidade do uso do aparelho para chamadas eu não pude testar, devido ao curto tempo com a experiência.

Minha conclusão foi que o sistema é muito bom, mesmo em usa versão 1.0. Estou certo de que ele evoluirá rapidamente, e trará ainda mais funções a serem implementados por terceiros.

relacionados


Comentários