Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » OpenOffice.org 3: primeiras impressões

OpenOffice.org 3: primeiras impressões

15 anos e meio atrás

Instalei e usei o beta 2 do OpenOffice.org 3 no Windows Vista e no Ubuntu Linux para ver as novas funcionalidades. Primeiramente notei que o "look and feel" está muito melhor, diria que comparável a um MS Office mais antigo.

A primeira funcionalidade que usei foi o Solver. Ele é utilizado em problemas de otimização de valores, principalmente em pesquisa operacional. Realmente o Solver funciona muito bem e como dizem no anúncio, aparentemente o MS Office não incluirá algo semelhante na versão para Mac OS X, está é uma boa oportunidade!

Uma coisa que achava horrível no OpenOffice.org eram os gráficos, porém eles foram melhorados e estão até bonitos, mas não se comparam aos do gplot 🙂 . Algo que eu invejava no MS Office era o sistema de comentários no texto, agora no OOo o sistema de comentários está bem melhor e fácil de usar.

Não testei os macros do VBA, que junto com o Solver tem tudo para ser as grandes melhorias desta nova versão. Achei muito interessante a parte de plugins, tanto que peguei e usei um para importar pdfs. Ele demora um pouco para abrir os pdfs, porém é possível editá-los e salvá-los facilmente. Acho que não é a melhor opção de edição desse tipo de arquivo existente no mundo, mas ajuda bastante quando tem que mesclar dois arquivos ou mudar apenas uma linha no texto.

Minha conclusão? Instale já (especialmente agora, que a versão final está disponível). Realmente ele tem todas as principais funcionalidades do MS Office, está muito mais rápido para abrir e carregar os dados e não ocupa tanto espaço em disco.

Estava esquecendo: existe um projeto interessante, o Go-oo. Ele é um fork do Open Office com melhorias não incluídas no OpenOffice.org original. Vale a pena dar uma olhada nele também.

relacionados


Comentários