Meio Bit » Arquivo » Fotografia » ACDSee Photo Manager 2009

ACDSee Photo Manager 2009

14 anos atrás

Photo Manager 2009

 

Já há algum tempo venho notando uma das muitas tendências que vem se desenvolvendo na fotografia. Tudo agora tem que ser feito de maneira fácil e amigável para o usuário leigo. Na era do filme, todas as compactas eram simples. Você colocava o filme e apertava o disparador. Essa era sua principal preocupação. Hoje, as compactas possuem centenas de recursos (alguns que a maioria nunca vai usar) e a finalização da imagem não fica mais por conta do laboratório fotográfico, obrigando o usuário a entender um pouco de edição de imagem se não quiser que suas fotos fiquem apagadas e sem graça. Os últimos lançamentos em compactas frisam muito bem em seus press-releases que elas são amigáveis e fáceis de usar. Claro que isso se deve ao automatismo de todas as funções, mas é uma boa propaganda para atrair o consumidor que quer fazer aquela foto da churrascada ou o adolescente que adora os auto-retratos para colocar no Orkut. Agora, essa tendência publicitária está chegando aos programas de edição de imagem.

O Photo Manager 2009, produzido pela ACD Systems, promete editar e organizar suas fotos de maneira rápida, fácil e com qualidade. Dando uma olhada em suas funcionalidades ele se parece muito com o Picasa, mas possuí a possibilidade de editar aquelas funções chatas que o programa do Google executa mesmo que você não queira. Segundo a propaganda da empresa, o programa é o mais rápido, flexível e barato do segmento. Uma das novidades do software é a ferramenta de importação de imagens, que tem a capacidade de importar fotos de câmeras ou leitores de cartões e separá-las por categorias ou data de criação. O Photo Manager 2009 cria a possibilidade da edição dos metadados do Exif para que o usuário possa inserir informações que ache relevante para as imagens. Uma característica interessante dessa ferramenta é que o usuário pode criar metadados para arquivos que normalmente não os possuem como, por exemplo, arquivos PNG, PDF e GIFs.

Outra funcionalidade que achei fantástica é a preservação da imagem original. Mesmo que isso gaste mais espaço em seu HD, ter sempre a imagem original, sem edições, é metade do caminho andado para a preservação daquela foto. Geralmente, os usuários leigos não se preocupam em preservar o original, salvando as alterações da edição direto no arquivo matriz, o que causa uma perda de qualidade do JPEG. O Photo Manager guarda a foto original trazendo a possibilidade de se recuperar as mudanças feitas na edição ou aplicar uma edição diferente.

O Photo Manager 2009 está disponível para download e para teste gratuito por 30 dias. Quem se interessar pela aquisição, vai ter que desembolsar U$ 49,90 pelo software ou U$ 79,90 por uma versão que agrega o ACDSee Photo Editor 2008, para edições mais refinadas das imagens.

relacionados


Comentários