Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » A última apelada da Asus

A última apelada da Asus

15 anos atrás

Usar mulheres bonitas em publicidade nunca foi novidade, desde o tempo de Claude Hopkins e dos catálogos ilustrados damas com muito ou pouca roupa fizeram sucesso, mas nos últimos anos a tendência meio que acalmou, seja por protesto de feministas, seja por consumidores mais interessados nos produtos do que na decoração. A área de tecnologia principalmente foi uma onde sempre houve pouco apelo erótico, com exceção dos anúncios da Datadisk nos anos 80:

datadisk

Aparentemente expor mulheres inatingíveis (i.e. de carne e osso) para geeks nunca deu muito certo, quem freqüentava feiras de informática via cenas incríveis, de nerds chegando para as modelos nos stands e pedindo não o telefone, mas informações técnicas, e saindo indignados. “que mulher burra, não sabe nem se vem com RS232c ou b”. Juro, ouvi isso.

Agora a moda está voltando. Fabricantes como a Asus apostam em japinhas (eu sei, são chinesas, mas você entendeu o conceito) como adereço de cena de seus produtos, não só em stands como nos sites e propaganda oficial. Chega a um ponto em que a maioria das fotos sequer pode ser publicada em um blog-família como o MeioBit. Mas vejam então uma das poucas que podemos publicar:

japinhaasus

 

Longe de mim reclamar, mas não é meio apelação demais? Vejam as outras fotos na CNET Taiwan. Definitivamente não combina. Não estou dizendo que isso vai espantar mulheres da tecnologia. Se ter mulher bonita nos anúncios espantasse mulheres, a Victoria’s Secret só publicaria foto das roupas, não da Adriana Lima. O problema é adequação. Não é que mulher bonita não combine com computador, mas elas só usam computador seminuas em casa. Na rua fica meio forçado.

Eu acho que esse tipo de abordagem por parte da Asus não surte o efeito desejado. Não vão tornar seus produtos mais sexy por associá-los a japinhas seminuas. Convenhamos, os produtos mais sexy do mercado, os da Apple conseguem ser sexy sem sequer mostrar gente (vestida ou não) nas fotos.

relacionados


Comentários