Meio Bit » Arquivo » Hardware » Eu tenho um sonho: Linux em todos os notebooks (calma, Bill. Steve, amigo...)

Eu tenho um sonho: Linux em todos os notebooks (calma, Bill. Steve, amigo...)

15 anos e meio atrás

Laptops e Notebooks (ainda tem diferença?) São ótimos mas mesmo os MacBooks, que são perfeitos e infalíveis sofrem quando um Hard Disk morre, por exemplo.

Então deixamos de ter um notebook e passamos a ter um peso morto até reinstalarmos sistema, aplicações, etc. Se isso acontece em casa, é um transtorno. Na rua, inviável. Quem anda com os discos de recuperação do computador na mochila?

Uma alternativa é levar um LiveCD ou LivePendrive, mas e quando você não tem leitor de CD ou quer uma performance razoável? Convenhamos, LiveCDs são uma droga. #prontofalei. Foram feitos para testar e avaliar um sistema, não para uso de verdade.

No caso dos desktops a Asus se saiu com uma excelente solução, a tecnologia ExpressGate, que carrega uma versão bem leve do Linux direto de uma EPROM, Flash ou seja lá que diabos eles usem hoje em dia. Prometem um boot em cinco segundos, sem instalação, uso de HD, nada. Nossos comerciais, por favor:

 

A instalação traz navegador web, visualizador de fotos, Skype, suporte a redes, pendrives e discos. O básico para você acessar Internet e trabalhar. Pode ser algo rápido ou, se você usa muitos aplicativos online, até para uso prolongado.

A tecnologia não vale só para emergências. Quem tem notebook já ficou esperando boots para fazer uma consulta de 10 segundos e desligar tudo de novo. Com um boot de 5 segundos conforme prometido pela Asus, ganharíamos tempo E economizaríamos energia.

Eu sei, também li do pessoal que fez uma versão do Fedora dar boot no Eee PC em 5 segundos, mas a idéia aqui não é usar o Linux como sistema operacional principal, mas como um excelente sistema secundário E bote salva-vidas.

Será que algum fabricante de notebooks já pensou nisso? Vale uma pesquisada e alguns emails.

PS: Uma mariola virtual para quem pegar a deliciosa ironia do comercial acima…

relacionados


Comentários