Carlos Cardoso 14 anos e meio atrás
Primeiro de tudo, peço profundas desculpas ao GIlson. Eu sei que ele adoraria botar as mãos neste admirável equipamento.
A "câmera" em questão é um modelo no-level (vem abaixo do entry level) voltado para o público de baixa renda que quer ter uma câmera digital mas a condição de isento impossibilita. É mais ou menos como o pessoal que tem Fiat Uno e acha que tem carro.
(nota: Eu já tive uma Uno, mas nunca me iludi)
A Lenoxx fica na mesma categoria de marcas como Multilaser, Genius e similares.
A "câmera" vem em uma caixa decente, com:
As características técnicas:
Resolução máxima de 3.1 Megapixels
LCD de 1,47" com umas 16 cores (se tanto)
16MB de memória interna
Slot para cartão SD de até 1GB
Alimentação: 3 pilhas AAA
Conexão: Porta USB CONVENCIONAL! MORRA CASIO E SEU USB PROPRIETÁRIO QUE ME FAZ LEVAR UM CABO EXTRA PRA TODO LADO! #prontofalei
Sem as 3 pilhas ela parece com um brinquedo. Vagabundo. É a mesma sensação de pegar um OLPC, você sabe que é algo que até "faz alguma coisa" mas tem a sensação de ser bem vagabundo. Seguindo a tendência das compactas, não tem um viewfinder, coisa que acho inútil em digitais, mas aqui seria essencial.
Na lateral esquerda temos a porta USB, na direita a porta do compartimento de pilhas e cartão SD. Embaixo, o adesivo do FCC, demonstrando que eles aprovam qualquer coisa, e um encaixe para tripé, afinal todo dono de Lenoxx DC-023 tem conjunto completo de acessórios fotográficos.
Atrás a tela, com proporções quadradas. SIM, perde-se a lateral das fotos quando se visualiza algo ali. Não que dê para identificar muita coisa. Sabem aquelas reportagens que o Fantástico passava mostrando malucos que usavam televisões com estática para "falar com espíritos"? As imagens dessa tela são mais ou menos no mesmo nível de definição. Três botões principais e dois, page up / page down (Marca Registrada Microsoft Corporation, todos os direitos reservados) completam a "interface".
A "Interface" aliás é linda, faria Steve Jobs se roer de inveja se algo assim chegasse perto dele. Roubaria pro iPhone. Ou não. Digamos que mesmo lendo o manual, não consegui ainda ser bem-sucedido em apagar uma foto. Se a imagem acima te lembra o Mário (vai, pergunta, "que Mário?") você está no caminho certo. Operar a câmera é como jogar Mario Bros. Sem joystick. Nem teclado. Nem console.
Mas... tudo que esperamos de uma câmera point-and-shit é que a gente aponte, aperte o botão e ela capture alguma coisa, certo? Vamos então testar, usando a Meg, minha cobaia de estimação:
link para a imagem full
Impressionante. Uma foto noturna, com flash, não é uma das tarefas mais fáceis. Mas aí resolvi ver a imagem na resolução total, os incríveis 3.1 Megapixels. Notem como a pelagem se tornou uma coisa indistinta, os olhos ficaram completamente estourados no branco e artefatos e pixels sujos infestam a foto.
Vamos testar então comparando com outra câmera, no caso uma Casio Exilim EX-Z75, de 7.2MP mas reduzindo a imagem para 3.1. Abaixo, uma foto tirada com a Casio:
Aqui a mesma foto com a Lenoxx
Não é preciso nem clicar e ampliar para ver que a câmera tem graves problemas de definição e foco. Vamos ampliar e ver melhor:
Como dá pra perceber, os tais 3.1MP não ajudam. Minha primeira câmera digital, uma Sony Cybershot P31 tinha 2 Megapixels de resolução e gerava imagens muito melhores.
Vejamos então condições ideais. Centro do Rio, hora do almoço, restaurante sem portas, direto pra rua:
link para a imagem em alta resolução
É, nem de dia ela funciona.
Por incrível que pareça ela grava dados EXIF na imagem, e diz ao Flickr que na verdade é uma "SQ Tech. Co.,Ltd SQ908 MEGA-Cam". Uma busca no Google revela um monte de sites em chinês, não muito úteis. Exatamente como a câmera.
A idéia de que "é melhor que nada" não se encaixa aqui. Câmeras dessa categoria são um estorvo. Você perderá muitas fotos, tem pouquíssima margem de manobra se quiser uma ampliação, a interface péssima consome muito tempo e a própria capacidade de reação da máquina é patética. Ao apertar o disparador a câmera mostra uma ampulheta (sério) e só uns 2 segundos depois faz o registro da imagem.
As duas únicas redenções que achei nessa bomba foram o flash e a porta USB convencional (OUVIU, CASIO?). O resto... não vale o salário do Pequeno Ping, que ganha US$0,005 por dia encaixando as telas LCD na moldura.
Origem da câmera: Foi comprada de presente para minha mãe, que reclamava não ter uma máquina digital. Agora ela tem, mostra para as amigas e bota de volta na gaveta, pois como eu previa NUNCA usa. Está satisfeitíssima com o produto. Custou uns R$100,00 na Casa e Video e você NÃO quer comprar um negócio desses.