Marcellus Pereira 15 anos atrás
Sempre que um novo filão é descoberto, aparecem dezenas de opções "similares". Geralmente, mudam-se pequenos detalhes, o preço, o marketing... mas nada de novo é apresentado. Algo como os "Polystation" e os "iFones".
Na busca pelo "Asus Eee Killer", encontrei o "minibook Ultra-Portable Laptop". Nome bonito... o preço também: £169.99 ou US$ 320,00. Me animei a ver as características:
Processador Ingenic XBurst JZ4730 (400MHz);
Tela de 7'', 800x480;
128MB RAM DDR2;
SSD de 2GB;
Alto-falante, microfone embutido, entrada e saída para fones de ouvido e microfone;
Leitor cartões SD;
03 portas USB;
Wifi;
Ethernet 10/100;
Sistema Operacional: Linux.
Humm... 400MHz? E que processador é esse? Pesquisando um pouco, caí no site da Ingenic. Ao contrário da maioria dos grandes fabricantes, parece que a chinesa Ingenic desenvolveu seu próprio núcleo (em vez de licenciá-lo da ARM, por exemplo) a partir da arquitetura MIPS. "Desenvolveu" talvez não seja o termo correto, se é que vocês me entendem, mas faltam provas...
O chip foi desenvolvido para "MP4s" e dicionários... usá-lo num "laptop" parece meio exagerado. No entanto, há código-fonte disponível no site e talvez seja interessante para desenvolvedores. E antes que alguém tenha a brilhante idéia: não, não é possível "hackear" o XP para rodar nesse minibook.
Infelizmente, não há maiores detalhes sobre o hardware (apenas uma nota dizendo que a rede WiFi não é lá essas coisas), nem sobre o software ("web browser, Office, PDF viewer, Email").
Uma versão com mais recursos (e mais barata!) pode ser encontrada na loja TheNerds.net: 512MB de RAM e 4GB de SSD, por US$ 222,00.
Quem encara?