Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Agile Mobile - Messenger para iPod Touch / iPhone

Agile Mobile - Messenger para iPod Touch / iPhone

16 anos atrás

Enquanto a maioria dos Messengers rastejava o Agile Mobile era o melhor do mercado. Mesmo no Symbian do N-Gage, notório por ser uma plataforma com recursos limitados de memória o Agile já funcionava.

Com clientes nativos para todas as principais plataformas, ele é -desculpe o trocadilho- muito mais ágil que uma solução genérica em Java. Uma das provas de seu sucesso é que continua existindo, mesmo depois de ter se tornado uma solução paga e cara, US$44,00.

Uma das provas de que o Palm morreu mesmo, inclusive, é que não há mais uma versão do Agile pra ele.

Agora lançaram uma versão para iPhone, com a aparência elegante de sempre.

snap_170852  snap_170601

 

O melhor é que estão usando o Installer.app, aquele método completamente cinza de desbloqueio e instalação de aplicações à revelia da Apple.

Basta acessar o Installer.app (se você desbloqueou seu iPhone / iPod, ele está lá) e procurar na pasta Network. Como é beta ainda não há previsão de cobrança do software, dá pra ir se divertindo enquanto isso.

 

snap_170859  snap_170509

O Agile Messenger é multi-protocolo e utiliza recursos como enviar imagens da câmera do iPhone para seus contatos. Ele também roda em background, aquilo que a Apple diz ser maligno e que nenhuma aplicação pode fazer, no iPhone.

A lição aqui é a mesma das extensões do Firefox: Se você criar uma plataforma interessante o bastante os desenvolvedores IRÃO utilizá-la. E se for tão atraente quanto o iPhone, mesmo que você NÃO queira, vão descobrir um jeito de criar programas para ela.

Steve Jobs, que não é bobo nem nada percebeu que o gênio saiu da garrafa, e desistiu de brigar (pelo menos por enquanto) com os desenvolvedores "rebeldes". Melhor pra ele. Aliás, melhor pra todo mundo.

relacionados


Comentários