Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Carl Zeiss Super Q Gigantar 40mm f/0,33 - a lente mais rápida do mundo?

Carl Zeiss Super Q Gigantar 40mm f/0,33 - a lente mais rápida do mundo?

Em 1966 a Zeiss Ikon lançou uma lente de 40mm com abertura de diafragma em f/0,33. Uma grande brincadeira para criticar a corrida dos fabricantes por ter a lente mais rápida, mesmo que ela não apresente qualidade ótica.

11 anos atrás

Essa é mais uma deliciosa história do mundo da fotografia. Em 2011 a casa de leilões WestLicht Photographica Auction conseguiu vender o único exemplar existente da Carl Zeiss Super-Q-Gigantar 40mm f/0,33 pela bagatela de US$ 80.000,00. Por se tratar do único exemplar fabricado e por ser considerada a lente mais rápida do mundo (por conta de sua gigantesca abertura de diafragma) até que o preço ficou baixo. Mas, existe um detalhe muito interessante que muitos podem não saber. A lente simplesmente não funciona no mundo real, razão pela qual nunca vimos uma amostra de foto feita com ela.  Isso mesmo, essa deve ser a piada mais cara já realizada no mundo da fotografia.

zeiss_gigantar_40mm (1)

Na década de 1960 existia uma corrida entre os fabricantes de equipamentos fotográficos muito parecida com a atual corrida dos megapixels. Só que eles brigavam para ver quem produzia a lente mais clara já fabricada. Se a lente manter a qualidade de imagem lógico que essa é uma briga saudável, mas as coisas estavam chegando a níveis extremos, pois a qualidade ótica não era respeitada na maioria dos casos. A Canon tinha acabado de lançar a sua 50mm f/0,95 e foi neste momento que Herr Wolf Wehran, relações públicas da Zeiss Ikon, decidiu fazer uma brincadeira. Ele decidiu que levaria para a Photokina de 1966 (uma das mais importantes feiras de fotografia do mundo) a lente mais clara já produzida, o que na cabeça dele seria uma grande zombaria com a atual moda dos fabricantes.

zeiss_gigantar_40mm (2)

Juntamente com um amigo do departamento de design da Zeiss eles pegaram uma velha lente condensadora e outras peças velhas e montaram uma lente cuja distância focal e abertura máxima de diafragma foram decididos depois aleatoriamente. O toque de mestre foi o nome da lente que foi dado como Super-Q-Gigantar. O "Q" é de Quatsch que em alemão quer dizer nonsense. Apenas uma grande curiosidade no mundo da fotografia.

zeiss_gigantar_40mm (3)

Fonte: Petapixel

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários