Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
Breath of Fire é uma série de RPGs clássica da Capcom que muita gente admira. As várias aventuras através de várias eras envolvendo sempre um garoto-dragão chamado Ryu e uma princesa alada chamada Nina conquistou inúmeros fãs mundo afora, sendo o terceiro e quarto episódios (ambos para o PSOne) são muito provavelmente os mais lembrados.
Muita gente esperava pacientemente pelo sexto episódio, ainda considerando que BoF V: Dragon Quarter para o PS2 não fez muito sucesso porque era "diferente demais" dos outros episódios. Finalmente a Capcom anunciou o game para 2014, mas não da forma que todos esperavam: ele será lançado para smartphones, tablets... e navegadores.
Segundo informes a empresa está desenvolvendo o game para que ele seja "fácil de ser jogado" e os dados serão salvos na nuvem, habilitando a função cross-play entre as plataformas.
Apesar de tudo, faz sentido. Como o quinto game não fez sucesso, os quatro títulos seguintes (todos spin-offs de BoF IV) foram lançados somente para celulares e apenas no Japão. Entretanto a revolta da maioria dos fãs foi a empresa ter definido o novo título como a continuação oficial da série.
Sinceramente não sei o que pensar. Deus EX: The Fall provou que dá para fazer jogos com o feeling de console para tablets, e a Capcom é claramente capaz de lançar um game de qualidade independente da plataforma. O que está me incomodando é essa preocupação em tornar o game fácil: a última coisa que um RPG como Breath of Fire precisa é ser amigável.
Fonte: DToid.