Gilson Lorenti 10 anos atrás
Eu tenho alunos que nunca utilizaram filme fotográfico em suas vidas, assim como tenho amigos que nunca viram um disco de vinil. Ou seja, estou ficando velho. Mas, assim como o disco de vinil, o filme fotográfico (tanto amadores quanto profissionais) ainda está disponível para um grupo pequeno de artistas e profissionais que ainda acreditam em sua qualidade. E se alguém perguntar eu já dou a resposta: sim, existem profissionais que ainda trabalham com filme fotográfico.
Hoje, mais um passo foi dado em direção ao fim de uma Era (uma Era bacana, diga-se de passagem). A Fujifilm anunciou o cancelamento da produção de alguns de seus filmes profissionais. Alguns deles eu utilizei em minha vida e já eram bem complicados de serem achados aqui no Brasil. É, fica aquela sensação de que algo muito legal se perdeu. Vejam abaixo a relação de filmes cancelados:
Segundo Gabriel da Costa, Gerente de Produtos para Profissionais:
“Devido à importância que o digital tem na sociedade de hoje combinado com um declínio na demanda global de filmes tradicionais, Fujifilm teve que tomar uma decisão difícil de retirar uma série de filmes de seu catalogo.”
Realmente triste, pois as opções vão simplesmente desaparecendo das prateleiras. Porém, a roda do progresso não pode parar.