Matheus Gonçalves 10 anos atrás
O Museu e Biblioteca da Sociedade Histórica de New York está apresentando uma exibição de fotografias incríveis, que retratam a cidade durante a Segunda Guerra Mundial. É uma vasta coleção de fotos históricas, incluindo várias do arquivo da Marinha Americana, que mostram como a cidade foi transformada pela Guerra, e como seus moradores foram tocados em diversos aspectos de seu dia-a-dia.
"É uma tentativa de criar uma uma perspectiva melhor sobre o que a chamada 'Total War' significa para os nova-iorquinos, seja para os que trabalhavam no apoio aos fuzileiros, ou apenas tentando dar sequência ao seu cotidiano" - disse Chelsea Frosini, responsável pela mostra.
Segundo os documentos do museu, 63 milhões de toneladas suprimentos e mais de 3 milhões de homens foram enviados por navios que partiram dos portos de New York. No ápice do combate, o intervalo entre as partidas de cada uma das embarcações era de apenas 15 minutos. Só o Brooklyn Navy Yard duplicou de tamanho e empregou 70 mil pessoas, incluindo muitas mulheres. Aliás, sobre esse assunto, eu recomendo a leitura do livro "American Woman And World War II", de Doris Weatherford.
Mike Thornton, pesquisador do New-York Historical Society, disse que os portos de NYC nunca estiveram tão ocupados:
"Toda a estrutura de navegação e ferrovias estava sendo utilizada para mandar as tropas, carregamentos, aviões, armas, bombas, papéis higiênicos, qualquer coisa que fosse preciso, para a Europa."
São muitos os registros e fotografias e eu recomendo a visita para qualquer pessoa que vá à cidade até o dia 02 de setembro deste ano, que é a data final da exibição. Para quem não puder ir, confira abaixo mais algumas das imagens:
O New-York Historical Society fica na 170 Central Park West com a Richard Gilder Way (77th Street), bem perto do Museu de História Natural e do Planetário Hayden, do Departamento de Astrofísica, chefiado por ninguém menos que Neil deGrasse Tyson. Ou seja, é um passeio que pode ser muito bem aproveitado. Os horários de funcionamento podem ser conferidos no site oficial.
Fonte: Slate.