Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
O BitTorrent Sync é talvez o programa mais inovador da companhia desde sua magna opus, lançada no distante ano de 2001. O aplicativo lançado no começo do ano permite criar uma nuvem pessoal entre diversos dispositivos, e está disponível para Windows, Linux, Mac e agora, também Android, para aproveitar o lançamento do beta público.
O Sync permite que você determine pastas em seus computadores para compartilhar arquivos entre vários terminais, semelhante a serviços como DRopbox, SkyDRive, Mega e etc etc etc. A diferença primordial é que não há limite de espaço: o Sync ocupará até o limite em HD que você possuir em suas máquinas. Por isso mesmo seu foco é no armazenamento de arquivos grandes de 4 GB para cima. E aliada à criptografia BitTorrent, a confiabilidade da transferência dos arquivos entre dispositivos está garantida.
O Sync funciona como uma rede P2P própria: quando você conectar um novo dispositivo na rede e for baixar um arquivo, o Sync usa as máquinas da rede como "seeders" como no BitTorrent, aumentando a velocidade de transferência. A versão beta ganhou a função de permitir a recuperação de versões anteriores de arquivos, caso você atualize um documento erroneamente.
Já o app para Android, que roda em dispositivos com o sistema do robozinho a partir da versão 2.2 vai facilitar o compartilhamento dos arquivos entre desktops e smartphones. Segundo a BitTorrent a versão de iOS foi prometida para "breve".
Quem quiser testar pode baixar a versão para desktops aqui, e o app do Android na Play Store.
Fonte: ET.