Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
Hoje em dia, apesar da resistência da Apple (o normal é ela ditar a moda, não entrar nela), a maioria dos donos de smartphones querem dispositivos com telas grandes, já que a qualidade delas melhorou consideravelmente nos últimos anos. Ainda que a capacidade das baterias não tenha acompanhado esse ganho de qualidade, hoje em dia é perfeitamente viável assistir um vídeo em Full HD em um smartphone com tela de 5 polegadas.
Mas há um porém: esse aumento nas dimensões acaba acarretando um problema adicional para as fabricantes, que precisam mantê-las finas para não tornarem os aparelhos extremamente pesados. Foi aí que a Samsung ganhou mercado com suas telas Super AMOLED sobre o LCD, mas agora a LG exibiu uma tela de LCD Full HD de 5,2 polegadas (424 ppi) com apenas 2,2 mm de espessura.
A diferença entre o LCD e o as telas OLED é que as últimas não precisam de backlight, já que a luz vêm dos próprios pixels (não há gasto de energia para formar a cor preta). A tela do S4 por exemplo, que conta com tecnologia Super AMOLED possui apenas 2 mm de espessura. Essa tela da LG entretanto é uma LCD, que tem a vantagem de possuir mais precisão na criação de cores e maior durabilidade, porém esse tipo de tela gasta mais energia que o OLED. Mas o importante é que conseguiram mantê-la finíssima, mesmo com a adição da backlight. A título de comparação, a tela IPS do iPhone 5 possui 2,4 mm de espessura.
A preferência do mercado pelas telas OLED é um fato e a Samsung é a principal fornecedora dessas telas graças à sua tecnologia própria Super AMOLED. É claro, ela retém a melhor fatia do bolo para seus produtos, despachando telas de menor qualidade para os concorrentes. Uma tela LCD cuja qualidade não deve em nada às OLEDs da rival torna a LG uma opção na briga pelas melhores telas.
Fonte: ET.