Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Pentax a caminho da extinção e novas câmeras coloridas

Pentax a caminho da extinção e novas câmeras coloridas

Pentax revela câmeras mirrorless K-01 com corpo colorido no Japão, antes de a marca Pentax propriamente dita ser extinta e dar lugar à Ricoh.

11 anos atrás

Quem aqui nunca utilizou uma Pentax que jogue a primeira pedra. Bem, pelo menos os fotógrafos que estão chegando aos 40 anos, assim como eu. Na década de 1980 e começo de 1990 todo mundo queria ter uma K1000, o best seller das câmeras mecânicas de filme. O tempo passou e a empresa já não é a mesma. Ainda continua produzindo equipamentos de grande qualidade, mas sua presença no mercado é bem menor, suplantada pelas outras empresas que investiram muito pesado no terreno da fotografia digital. A empresa foi comprada pela Ricoh em 2011 e passou a se chamar PENTAX RICOH IMAGING COMPANY, LTD. Nada melhor do que pegar carona no nome da empresa mais famosa para alavancar todas as vendas, assim como a Telefonica fez com a Vivo.

Agora, em um novo anúncio, a empresa disse que vai mudar de nome novamente. A marca Pentax vai ser retirada de todas as câmeras  compactas e outros produtos produzidos pela companhia que, agora, vai se chamar apenas RICOH IMAGING COMPANY, LTD. Porém, e sempre existe um porém, o nome Pentax vai continuar a ser estampado nas câmeras reflex, mirrorless e de médio formato. A situação é simples, a Pentax foi comprada, todo seu conhecimento foi absorvido e agora a marca vai ser eliminada gradativamente. Ainda não tiveram a coragem de tirar o nome das câmeras reflex, em minha opinião, por questão mercadológica. Afinal de contas, Pentax é uma marca conhecida e reconhecida. Não sei o quanto confortável o consumidor vai se sentir ao comprar uma câmera reflex da Ricoh. A decisão de mudança de nomes passa a valer no dia 1 de agosto.

Junto a todas essas mudanças, a Ricoh anunciou mais uma dupla de cores bizarras para a sua mirrorless Pentax K-01. Eu admiro a coragem da empresa de lançar câmeras com cores não muito convencionais, provando que existe espaço para uma vida colorida entre os equipamentos fotográficos. No começo até eu achei estranho, mas acho que é valido se o público aceitar bem. A única coisa negativa é que algumas câmeras ficam com cara de brinquedo, feitas com Lego ou outro conjunto de blocos coloridos.

As novas cores, anunciadas para a câmera somente no Japão, são a azul e a branca. A segunda cor até que não chama muito a atenção, mas a primeira pode levar você a classificar a câmera com vários adjetivos, mas não podemos chamar ela de discreta. Só lembrando que a câmera foi desenhada pelo famoso designer Marc Newson e que o equipamento está municiado com um sensor APS-C de 16 megapixels de resolução máxima e você pode optar por utilizar qualquer uma das 25 milhões de lentes que a Pentax já fabricou ao longo das décadas (uma possibilidade muito positiva).

pentax_K01_azul

Fonte: Dpreview e Fotoactualidad.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários