Carlos Cardoso 10 anos atrás
Não se deixe enganar pela carinha de boneca. Marissa Mayer é ruim. Malvada. Implacável. Ex-Google, entrou para o Yahoo extremamente grávida, mas antes de sair para ter o bebê, pariu medidas austeras como cancelar benefícios e home-office dos funcionários. Passou o rodo em um monte de divisões e produtos e tem detonado cabeças com uma eficiência digna do Rei Joffrey.
Presidente e CEO do Yahoo, ela está reduzindo os quadros da empresa, que tem 15 mil funcionários contratados e uns 3 mil terceirizados. Entre os métodos usados para identificar os colaboradores que não colaboram, estão revisões de performance trimestrais.
O Yahoo também está sendo desburocratizado, otimizando processos e eliminando entraves. Os resultados estão aparecendo. São em média 10 mil candidatos por semana querendo trabalhar lá, o índice de aprovação de Marissa entre os funcionários é de 85% e desde que ela assumiu o papel de Rainha Borg, o valor das ações do Yahoo cresceram 50%.
A compra do Tumblr, embora pareça estranha (investir em Pr0n é tão 2005) na verdade é uma forma do Yahoo se reaproximar do público jovem, e está funcionando. Não ocorreu êxodo anunciado.
O mercado parece ter dado uma chance ao antigo gigante. Talvez o Yahoo volte a seus tempos áureos. Mayer não é um Steve Jobs, mas tem a mesma mão firme. No Google seu legado dura até hoje. Graças a ela a home do site nunca se tornou uma penteadeira de dama que troca favores por dinheiro. E ela não conseguiu isso, enfrentando o pessoal do marketing, sendo boazinha.