Meio Bit » Arquivo » Meio Bit » Silverlight 2.0: Flash ganha um competidor sério

Silverlight 2.0: Flash ganha um competidor sério

16 anos atrás

A maior arma da tecnologia de aplicações ricas da Microsoft é justamente algo que a Macromedia prometeu por anos e nunca conseguiu: atrair uma base de desenvolvedores de aplicação. Depois da compra pela Adobe, muitas melhorias foram criadas, com o fortalecimento do Flex e um ambiente de desenvolvimeto integrado. Ainda assim, a principal ferramenta para desenvolver jogos, aplicativos e interfaces, o Adobe Flash CS3 ainda parece demais com um Photoshop vetorial com suporte a scripting.

A "linha do tempo" não deixa dúvidas: é uma ferramenta de autoria multimídia. Outra limitação, que só recentemente foi resolvida, era a falta de uma linguagem server-side com suporte nativo ao Flash. Isso veio na forma do Flex, onde um código baseado em XML, nos mesmos moldes do XAML, gera interfaces ricas e aplicativos em Flash.

São soluções para públicos diferentes que se completam.

A Microsoft, com o Silverlight 2.0 vai atacar todos esses pontos, integrando o desenvolvimento com a .Net Framework, C# e usando o Visual Studio como IDE. Para designers, ferramentas específicas da linha Expression mas compatíveis com os elementos do Visual Studio.

O grande trunfo da tecnologia é que ele já nasce com milhares de desenvolvedores capacitados e faz uso nativo de uma plataforma que está muito madura, a .Net Framework, que já está chegando na versão 3.5. E o acordo entre a Microsoft e a Novell rende frutos como o Moonlight, a vesão para Linux do Silverlight.

O próximo ano vai ser interessante. O Flash será desafiado, pela primeira vez em anos. A Sun tentou com os Applets Java e hoje novos programadores da linguagem se perguntam: o que aqueles loucos 10 anos atrás estava pensando: applets java em linha discada?!

Existem várias tecnologias e rumos sendo tomados em 2007. Kits de desenvolvimento do Yahoo, Google, Microsoft, Adobe. Plataformas de desenvolvimento abertas como Zope/Plone, Ruby on Rails, Hibernate, Django, entre outras. É o hora de parar, respirar e fazer escolhas. O Silverlight parece uma boa opção entre tantas outras por haver uma empresa gigante por trás, linguagem de programação madura e plataforma em constante melhoria. Mas essa é a minha opinião.

Gostaria de saber a sua. O Flash perde mercado ou não? Haverá uma convivência pacífica entre as duas tecnologias?

relacionados


Comentários