Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Japão confirma que vive no Futuro e mostra câmera de vídeo 8KUHD de 2016

Japão confirma que vive no Futuro e mostra câmera de vídeo 8KUHD de 2016

Há duas teorias sobre o Japão: Uma diz que são alienígenas. Outra que o país vive 200 anos no futuro. Essa câmera 8KUHD é uma indicação dessa segunda hipótese.

11 anos atrás

japaosemanapassada

Sabe aquela TV FullHD que você não aproveita direito, que a Globo ainda não entendeu como funciona e transmite parte da programação em SD, parte em 720p e parte esticada distorcendo pro povo não aporrinhar o call centre por causa de barras verticais?

Já era, obsoleta.

Sabe aquelas TVs 4K, capazes de mostrar imagens dignas de MacBooks Retina Display, que parecem janelas, nítidas, lindas, caras feio o diabo e que a Sony anunciou no Brasil não tem duas semanas? COISA VELHA. Passado.

O Japão já está trabalhando em equipamentos 8K Ultra High Definition. Funciona assim: Se sua TV linda maravilhosa é FullHD, a 1920×1080, a 8K tem resolução de 7680×4320. Colocando em perspectiva, imagine uma matrix de 4 telas FullHD de largura e 4 de altura. Sim, são 16 vezes mais pixels. Ah sim, o framerate sobe pra 120 fps.

Isso tudo tem um custo tecnológico. A NHK e a Mitsubish estão desenvolvendo equipamentos capazes de lidar com essa quantidade boçal de dados, o que inclui um sensor de imagem de 33 megapixels funcionando a 120 Hz, e encoders em tempo real no formato H.265. Essa compressão transforma o sinal original 8KUHD de uma trosoba de 30 Gb/s para gerenciáveis (no Japão) 85 Mb/s.

Aqui um vídeo mostrando as câmeras e o encoder. Note que eles pedem desculpas por só conseguir trabalhar a 60 fps, mas garantem que em 3 anos estarão dentro dos 120 fps que o padrão exige.

Enquanto isso aqui vendem TV Digital 1Seg como se fosse a grande novidade do momento…

Fonte: AN.

Leia mais sobre: , , , , , , , .

relacionados


Comentários