Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
Após confirmar que o Windows 8.1 será um update gratuito, a maioria das pessoas ainda permaneciam na dúvida se a nova versão do sistema operacional traria o botão e/ou o Menu Iniciar de volta, segundo alguns rumores apontaram. A menos de um mês do lançamento do preview, entretanto, novas informações vieram a público denunciando o retorno do botão, e a Microsoft meio que foi obrigada a admitir.
A primeira a trazer a informação foi jornalista Mary Jo Foley, que disse que o botão Inciair estará sim de volta, mas não cumprirá a mesma função de outrora, não exibindo um menu de aplicações como n Windows 7. Além disso ela revelou a tela "Apps", que em os aplicativos instalados poderiam ser listados por ordem alfabética, data de instalação, categoria ou mais usados.
Na sequência foi Paul Thurrott quem trouxe mais informações. Ele não só confirmou a presença do botão Iniciar como trouxe imagens dele, além de informar mais algumas coisinhas:
A versão a que Thurrott teve acesso mostra um botão Iniciar igual ao presente no Charm da Área de Trabalho, e muito provavelmente deve ter a mesma função: um atalho para a interface ex-Metro. Além disso um screenshot da tela Iniciar deu a entender que o papel de parede pode ser atrelado ao da Área de Trabalho, mas essa opção é desativada por padrão. Hoje para conseguir isso você deve setar o mesmo fundo em ambas as opções manualmente. E segundo ele, a opção para pular a interface e ir direto para a Área de Trabalho está presente, mas desativada por padrão.
Após essa enxurrada de vazamentos, num primeiro momento a Microsoft a princípio disse que "não comentaria rumores", mas voltou atrás e oficializou todas as informações vazadas, e acrescentou mais alguns features:
Enfim, todas essas novidades poderão ser conferidas quando a prévia for lançada em 26 de junho, durante a conferência BUILD. Vamos aguardar. 🙂
Fonte: ZDNet, WinSuperSite e Softpedia.