Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
E a festa nem durou muito pelo visto: mal foi lançado o Facebook já deu um "chega pra lá" e bloqueou o acesso à API do Social Roulette, um aplicativo que prometia trazer mais emoção a quem desejava cair fora da rede do Zuck.
Tal como o nome sugere, nada mais era do que uma roleta russa: a cada rodada, havia uma chance em seis de sua conta ser sumariamente eliminada, concluindo o "facebooquicídio" com estilo. 🙂 De acordo com os devs, o app serviria para chamar a atenção dos aspectos negativos da rede social. É, nao convenceu.
Segundo o Facebook o app lançado no último sábado "viola a política de uso da plataforma, já que a decisão de remover seu perfil da rede social cabe única e exclusivamente ao usuário". Faz sentido, mesmo que ele tenha acionado o app há um terceiro na jogada, e por conta disso ele foi extirpado.
Mas o problema real nem é esse: às vezes penso que o Coringa comissário Gordon tinha razão ao dizer que "algumas pessoas só querem ver o mundo queimar". Qual a utilidade real de um app desses além de fazer o usuário passar raiva, porque é CERTEZA que algum desavisado hora ou outra iria dizer "mas pensei que era de brincadeira" e querer correr atrás do prejuízo? Ou seja, limar o Social Roulette é questão de segurança para evitar dores de cabeça posteriores ao Facebook, até porque quem quer deletar o perfil de verdade vai só clicar no botãozinho ao invés de tentar a sorte num aplicativo que, depois dessa, sabe lá o que fazia com os dados do usuário.
Fonte: TNW.