Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Maravilhas do Marketing para semi-leigos

Maravilhas do Marketing para semi-leigos

17 anos atrás

meiobit-casio.jpg

Vejam a máquina acima. É uma Casio Exilim EX-Z1080, e mesmo sem conhecer o modelo posso dizer que é uma excelente câmera. Só que não está sendo vendida tendo suas qualidades como principal fator de divulgação. Ao invés disso a Casio preferiu criar um modo de gravação em baixa qualidade (320x240x15fps) e dizer que isso é uma câmera com um modo otimizado para o YouTube.

Então temos duas possibilidades:

1 - Você grava com compressão H.264, 640x480 30fps e tem uma qualidade digna de DVD, podendo editar seu vídeo no iMovie, ou em qualquer outro programa, então convertê-lo para uma versão de menor qualidade, que sobe para o YouTube. mas mantendo sempre a matriz em alta guardada, caso queira transformá-la em um DVD ou mesmo assistí-la no PC.

2 - Você grava com compressão H.264 jogada lá pra cima, 320x240, 15fps e tem uma qualidade pior que VHS. Se quiser editar o vídeo a matriz já começará como um vídeo de baixa qualidade, e tende a piorar à medida que você recomprime o arquivo. Termina com um vídeo pequeno, que pode subir para o YouTube, mas ficará um lixo se transformado em um DVD.

Se a câmera dispensasse o computador para o upload até haveria sentido, ainda mais se fosse possível editar o vídeo E criar uma cópia em baixa resolução na câmera, baseada em um vídeo em alta que não fosse tocado pelo software interno. Mas como para subir o vídeo você precisa baixá-lo para o PC, qual a vantagem? Ganhar alguns minutos?

Não caia nessas armadilhas do marketing. Ações como essa lembram aquelas câmeras vagabas anunciadas nos programas de televendas, onde mostram equipamentos que comportam milhares de imagens, só esquecem de dizer que a contagem é feita com imagens em 640x480, inúteis para impressão ou mesmo visualização em um monitor decente.

Cartão de memória é barato, DVD-R é barato. Faça suas fotos na resolução máxima, faça seus vídeos na resolução máxima. Seus momentos são importantes demais para serem guardados em 320x240.

relacionados


Comentários