Dori Prata 10 anos atrás
Você certamente já ouviu alguém – eu por exemplo - reclamar que um determinado jogo não precisava ter recebido um modo multiplayer e um dos últimos a receber tal crítica foi o Tomb Raider. O que muito provavelmente não sabem é que de acordo com um levantamento feito pela EEDAR, empresa especializada em pesquisa de mercado, desde que essa geração teve início o número de títulos para consoles voltados a apenas um jogador só tem aumentado.
Levando em consideração apenas os jogos lançados para PlayStation 3 e Xbox 360 nos Estados Unidos, eles chegaram a conclusão que em 2006 67% dos jogos possuíam multiplayer online, enquanto que 68% também contavam com partidas locais para mais de um jogador. Então, ao averiguar os lançamentos de 2012, eles constataram que 42% possuíam multiplayer online e 44% offline, o que numa matemática simples (feita por eles, porque sou muito burro) significa que de lá para cá os jogos apenas com campanhas singleplayer tiveram um aumento de 16%.
Segundo o diretor de operações da EEDAR, Geoffrey Zatkin, essa diminuição na quantidade de jogos com porções multiplayer se deve ao alto custo envolvido na criação e na falta de garantias de que o valor será recuperado. O executivo afirmou ainda que se bem executado, esse modo pode ser o coração de um título, fazendo com que as pessoas continuem jogando por um período maior, mas que incluir um mata-mata apenas para conquistar um público maior é algo sem sentido e que em muitos casos só serve para dar origem a reclamações, pois para ele, um bom jogo continuará sendo bom mesmo sem esse tipo adição.
Toda essa última parte é algo que nós já sabíamos e bastante evidente, mas será que eu fui o único a me surpreender com a revelação de que o número de jogos sem multiplayer diminuiu tanto? No fim das contas acho que a quantidade é o de menos, mas os números servem para mostrar que a indústria está percebendo que não é tão simples enganar o consumidor e que muitas vezes vale mais a pena investir numa campanha melhor do que apenas incluir um modo que não traz nenhuma inovação e parece deslocado do resto do produto.
[via The Penny Arcade Report]