Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Chupa McCoy! Cientistas curam diabetes em cachorros com uma aplicação de terapia genética

Chupa McCoy! Cientistas curam diabetes em cachorros com uma aplicação de terapia genética

11 anos atrás

vlcsnap-00003

Em uma das muitas boas cenas de Star Trek IV – The Voyage Home a tripulação da Enterprise (tecnicamente da HMS Bounty) está no Século XX tentando resgatar baleias para salvar a Terra (longa história). Um dos tripulantes é ferido em um acidente e vai parar em um hospital da época.

Durante o resgate o Dr McCoy resmunga mais que o habitual, referindo-se ao ambiente e técnicas medievais. Ao passar por uma velhinha em uma maca no corredor, ele para por um momento, quando ela reclama de dor, explicando que está ali para fazer uma diálise.

McCoy, mesmo ciente do problema de mexer com a linha temporal, fica indignado. “Diálise? Estamos na Idade das Trevas?” em seguida dá à velhinha uma pílula e vai embora. Mais adiante durante a fuga os personagens principais passam por ela de novo, cercada de médicos estupefatos dizendo que os rins dela estão completamente funcionais.

Para nós, um milagre médico, para McCoy, uso trivial de medicina do Século XXIII. Quer dizer, para nós no Século XX, agora no XXI podemos dizer que praticamente chegamos lá, pelo menos para 5 beagles

Pesquisadores da Universidade Autonoma de Barcelona publicaram uma pesquisa onde trataram os filhotes através da expressão de dois genes que reprogramam as células da musculatura esquelética para agirem como “Sensores de glicose”, regulando o consumo da substância e reduzindo os níveis excessivos na corrente sanguínea.

Os cachorros pararam de depender de insulina, recuperaram peso, não tiveram qualquer efeito colateral e nunca mais tiveram crises de hipoglicemia durante exercícios. Isso tudo com UMA aplicação. 4 anos atrás. Ou seja: O efeito não se degrada com o tempo.

Mais estudos ainda são necessários antes de começarem os testes em humanos, mas hoje não é nem de longe ficção científica dizer que se você tem menos de 40 anos e Diabetes Tipo 1, muito provavelmente não irá morrer disso, ou com isso.

Fonte: NS

relacionados


Comentários