Carlos Cardoso 10 anos atrás
Depois de viajar 300 mil km, Lance Louis Neil Armstrong e Buzz Aldrin fizeram seu histórico pouso na Lua, mas por causa do risco envolvido não se afastaram quase nada da Águia. Em verdade toda a área percorrida por eles cabe dentro de um campo de Baseball.
Eles ficaram muito pouco tempo por lá. Pousados foram 21h36min, e efetivamente fora da nave, caminhando, apenas 2h36min, tempo suficiente para inspirar uma geração e ir aonde nenhum homem jamais esteve.
As missões seguintes exploraram mais, mas há um limite para humanos a pé, mesmo com superpoderes causados pela baixa gravidade. A solução foi construir um carro. E como astronautas têm um quê de ecochatos, escolheram um carro elétrico, afinal todo dia na Lua é Dia da Terra.
O Jipe Lunar foi um feito de miniaturização, customização e engenharia. O preço final de US$38 milhões foi uma pechincha. Ele superou todas as expectativas, incluindo velocidade. Projetado para um máximo de 13km/h, chegou a ser pilotado a 18km/h. Não suficiente para fugir de algum verme de areia, mas uma adrenalina e tanto.
Com 3 metros de comprimento, espaço para dois astronautas e carga, o jipe na Terra pesava 210kg, mas na Lua, meros 35kg, levando 490kg de carga. A autonomia: 93km.
Um dos maiores tributos da qualidade do projeto é que talvez o único grande defeito tenha sido o para-lama, que tendia a quebrar fácil, inclusive quando uma antonauta batia nele com um martelo sem-querer. Sem o para-lama, os pneus jogavam poeira em cima dos astronautas e equipamentos, sobrecarregando os sistemas de refrigeração.
A saída foi uma Magaiverada digna da Apollo XIII, mas na Apollo XVII: Gene Cernan usou folhas de um manual, grampos e silvertape para improvisar uma gambiarra digna de mecânico brasileiro:
Mesmo com essa gambiarra se afastaram mais de 7km da nave. Nunca na História humanos estiveram tão isolados.
Os jipes foram usados nas Apollos 15, 16 e 17, e os astronautas pegaram rapidinho as manhas de pilotar um 4x4 em 1/6 de gravidade. Claro, treinaram bastante, não eram curiosos. Tinham inclusive carteira de motorista pra veículos lunares:
Até hoje os vídeos dos jipes lunares eram ruins. O Governo do PT tratou de forma desleixada a manutenção das estradas na região, era uma buraqueira só, e a NASA nunca ligou muito pra amortecedores e outros luxos desnecessários.
Para piorar Stanley Kubrick não tinha steadycams, gruas e tripés no estúdio onde filmou os pousos lunares, as câmeras de mão eram pesadas e tremidas.
Agora um usuário do YouTube resolveu experimentar o Deshaker um filtro do VirtualDub. e o resultado foi excelente. Com vocês, pela primeira vez, o jipe lunar da Apollo 15, estabilizado e em alta definição: