Yeltsin Lima 10 anos atrás
O MySpace recentemente comunicou que iria passar por um processo completo de redesign. A primeira mudança foi a alteração do logo, ou melhor, a realteração do logo. Passou dos três bonecos com o nome do MySpace, para o nome MySpace com um sublinhado embaixo e em seguida foi para o atual logo que é apenas os três bonecos. Pois bem, o tal novo MySpace foi lançado e eu listo aqui as primeiras impressões que tive com o novo visual.
É uma mistura de Grooveshark com Last.fm com Twitter e Facebook. A barra embaixo é o "deck", onde é possível colocar músicas para escutar ou montar uma rádio (Grooveshark e Last.fm). Em What's the latest, o que poderíamos chamar também de "atualização de status" é possível inserir uma música (recomendar) ou uma foto. Detalhe que a rolagem é horizontal, bem parecida com a interface Metro.
O que eu achei bem interessante? É possível navegar no site enquanto assiste a um clipe (sim, é Michael Jackson):
O MySpace agora conecta você a outra pessoa. Tenta uma aproximação diferente das principais redes existentes, entretanto, bastante semelhante ao Google Plus.
A customização do perfil é bem simples, se comparada a versão antiga do MySpace. Invadida por adolescentes, faziam a página parecer ter sido desenvolvida em 1999. A regra é simples: permita customizar, só não permita customizar tudo. O Orkut permite customizar as cores e a imagem de fundo, Twitter idem, Facebook apenas permite customizar a foto de capa. Agora é possível customizar a imagem de fundo do perfil e as informações de exibição.
E apesar do campo de busca quebrar a usabilidade (pela usabilidade, o campo de busca precisa estar na direita do site. E o logo na esquerda. No caso do MySpace, o campo de busca está localizado na barra do rodapé), ele permite que você tenha uma ampla visão de toda a rede: Músicas, Artistas, Álbuns, Mixes e Vídeos.
Duas observações:
Apesar de estar em beta (bem-vindo à web 2.0), eu achei um passo gigante para uma rede quase-morta. Eu acredito que o MySpace possa voltar na briga das redes sociais. Mas será que ele tem força suficiente para competir com o Grooveshark, Last.Fm, Twitter e Facebook juntos?