Dori Prata 11 anos atrás
Quando o assunto são os jogos de estratégia em tempo real, a escolha pela dupla teclado + mouse como interface é unanimidade, mas mesmo assim, o blog Shoryuken (curiosamente especializado em games de luta) resolveu criar um desafio interessante: Ppedir aos seus leitores que desenvolvessem um joystick voltado para o StarCraft II, e o vencedor foi um trabalho incrível de um sujeito chamado Mauricio Romano.
Usando como fonte de inspiração os teclados Blackwidow e Marauder, além do mouse Spectre, todos da Razer, ele criou o design usando programas como o Rhino e o CATIA, enviou o projeto para uma empresa sueca, que produziu a carcaça e utilizou botões fabricados pela Sanwa, muito conhecida por quem fabrica controles tipo arcade.
Já para o direcional, embora a ideia inicial fosse usar uma trackball, Romano descobriu que o seu mecanismo seria difícil de ser recriado e por isso optou por um controle comum como os de fliperama, produzido pela Ultrastick, só que coberto com algo parecido com um mouse e com dois botões funcionais. Dessa forma o periférico manteria seria utilizado como um teclado e mouse, mas sem perder o espírito de um aracde, com o jogador utilizando ambas as mãos.
O artigo do Shoryuken admite que o brinquedinho não é tão efetivo como a maneira tradicional que jogamos um RTS, mas como a proposta era misturar as características dos sistemas de controles de dois gêneros tão diferentes, o objetivo foi alcançado e eu diria até que com louvor.
Caso você queira conhecer todo o processo de criação, aqui ele está bem detalhado, já neste link é possível ver algumas fotos do produto pronto.