Carlos Cardoso 11 anos atrás
Se 40 anos atrás alguém falasse que em 2012 somente russos e chineses teriam capacidade de colocar astronautas no espaço o comunista seria preso imediatamente, ou pelo menos acusado de lunático, mas a falta de investimentos forçou os EUA a se prenderem a uma única plataforma, os shuttles, projetados ainda durante o Projeto Apollo. Hoje seria inviável em termos de segurança E economia manter o projeto no ar.
Com o orçamento cada vez mais apertado, a NASA teve a brilhante idéia de fomentar a indústria privada, para conseguir um custo mais em conta do que o cobrado pelos russos para levar astronautas para a ISS. De quebra a promessa desses contratos interrompeu a terrível lógica Tostines de que não há exploração privada do espaço por ser caro demais e é caro demais por não haver ninguém fazendo.
A SpaceX, criada por Elon Musk, um dos fundadores da PayPal é a empresa mais avançada nesses projetos. Já colocou em órbita o Falcon e o Falcon 9, seus foguetes principais, e em 2010 fez o primeiro vôo com a Dragon, sua nave (ok, cápsula) capaz de acoplar com a Estação Espacial Internacional.
A Dragon é bem maior que a Soyuz russa, leva 6 toneladas de carga, com 10 metros cúbicos para carga´pressurizada e 14 para o resto. Pode transportar até 7 astronautas de uma vez, contra 3 da Soyuz. Só não tem arma de bordo, mas isso é outra história.
A NASA havia acordado mais dois vôos de teste, um onde a cápsula iria apenas voar perto da ISS, e outro onde iria acoplar, mas até por economia a SpaceX sugeriu unir os dois, então amanhã ela decolará da Flórida já levando carga para a ISS.
Se tudo der certo ela fará diversos vôos automáticos em torno da Estação, iniciará o processo de acoplagem e chegará a alguns metros. Então o procedimento será interrompido e um astronauta, controlando o braço-robô da ISS irá, de forma nada digna atarraxar a Dragon em uma comporta de ar.
Feito isso ela será descarregada, abrindo espaço para o lixo da estação. Alguns dias depois, de forma menos digna ainda ela será desconectada, e carregando 660Kg de lixo iniciará procedimento de saída de órbita, pousando na costa da Califórnia. O lixo, quase com certeza irá para o eBay.
O lançamento será amanhã, Sábado, 3:15AM (horário de corno, eu sei) e poderá ser acompanhado pelo site oficial, pelo Twitter da Space X e pelo perfil do Elon Musk, dono da bagaça e principal interessado.