Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DVD Capture a Fera de Johnny Duarte

DVD Capture a Fera de Johnny Duarte

12 anos e meio atrás

Eu já tive a experiência de fotografar animais. Coisa simples e rápida para um cliente que queria registrar o seu fiel amigo canino. Mas, digo que foi uma experiência muito interessante e complicada. Não foi fácil. Por isso que valorizo tanto o DVD que tenho em minhas mãos nesse momento. A obra Capture a Fera: Técnicas para Fotografar Animais do Johnny Duarte é uma valiosa aula de como se dar bem em um mercado que vem crescendo muito nos últimos anos. O que encontramos no DVD é a palestra que o fotógrafo ministrou durante o Estúdio Brasil 2010 que se realizou em novembro do ano passado em São Paulo no Memorial da América Latina. Estive presente no dia e mesmo assim o DVD ainda me trouxe a recordação de alguns pontos importantes e um maior detalhamento das coisas que aconteceram no palco. Mesmo com os telões instalados o palco fica muito longe de onde estava sentado na platéia.

A palestra é dividida em duas partes. A primeira é bem teórica e Johnny nos apresenta uma introdução do mercado de fotografia de animais e como ele vem crescendo no mundo todo. As estatísticas apresentadas dão conta da grande importância que as pessoas atualmente estão dispensando a seus animais de estimação. Um mercado gigante que vem crescendo a cada ano. Um exemplo disso é a grande quantidade de Pet Shops que encontramos em nossas cidades. Interessante é o paralelo que o fotógrafo faz entre a impessoalidade do relacionamento das pessoas pela internet e o carinho direcionado aos animais de estimação. Essa parte teórica é dividida em alguns capítulos que seguem a linha de raciocínio da palestra.

Então vamos encontrar algumas dicas sobre como entrar no mercado de fotografia de animais, a diferença entre animais de estimação e animais de competição ou de criadores profissionais, onde começar a treinar, como deve ser o estúdio, coisas que não podem faltar durante a sessão fotográfica e a ética na manipulação das imagens. Uma dica muito bacana do Johnny e que deveria ser praticada por todos, até por quem não quer entrar nesse mercado, é fotografar abrigos de animais para adoção e doar as fotos como forma de ajudar esses animais a encontrarem um dono. Aqui deixo os dois endereços citados pelo fotógrafo. O primeiro é do grupo do flickr criado por ele e chamado de Fotógrafos que Salvam Vidas e da ONG Adotar é Tudo de Bom. Independente se você vai comprar o DVD ou não ou se a sua praia é fotografar animais ou não, o que importa é divulgar e ajudar.

A segunda parte do DVD é a parte prática da palestra. Essa foi uma das palestras em que a montagem de palco mais chamou atenção. Muito bem montado e com um esquema de luz bem simples. Aqui Johnny falou de sua preferência por  teleobjetivas por conta de manter uma boa distância em relação ao animal fotografado. Aqui também vimos da prática todos os truques utilizados para chamar a atenção dos bichinhos e conseguir algumas poses bem bacanas. Só observando que aqui foram utilizados animais adestrados, por conta do ambiente pouco controlado e para que não se assustassem com tantas pessoas presentes. Mas, se você não achou isso bacana então é legal lembrar dos Extras do DVD. Aqui vemos o fotógrafo em seu estúdio em uma situação real de fotografia de animais de estimação. O cachorro fotografado (o Lulu da Pomerania) não pertencia à modelo iria fotografar junto com ele. Nesse momento é que entram mais truques ainda para fazer o animal se adequar à situação.

O DVD está bem gravado, possuí uma edição eficiente e o som está nítido, características essenciais para esse tipo de produção ser aproveitada como fonte de conhecimento. A única coisa que não gostei foi o fato das perguntas da platéia no final da palestra não terem sido gravadas. Apenas as respostas estão presentes. Mas, é um detalhe muito pequeno.

Você pode comprar o DVD Capture a Fera de Johnny Duarte no site da Editora Photos. O investimento é de R$ 69,00.

relacionados


Comentários