Meio Bit » Demais assuntos » O único animal imortal da Terra

O único animal imortal da Terra

Água-viva descoberta possui fórmula para a vida eterna.

14 anos atrás

Água Viva

Sim, é uma água-viva. E além de bem estranha, ela pode ser o único animal na Terra a ser imortal. A espécie turritopsis nutricula pode ser a verdadeira fonte da vida eterna.

Ela ficou famosa ultimamente, por apresentar um ciclo de vida bastante interessante. A nutricula é capaz de "ressuscitar" (se é isso que podemos chamar) se ela "morrer" por causa de fome, dano físico ou de outra forma que não seja "morte certeira". A água-viva é capaz de transformar todas as células existentes em um estado mais novo. Digamos que ela morre, mas ressuscita mais nova.

O processo científico é chamado transdiferenciação e é usado quando uma célula já diferenciada sofre uma transgressão dessa diferenciação e se torna um outro tipo de célula. No caso da nutricula, ela é capaz de retornar ao seu primeiro estágio. Ou melhor, uma célula muscular pode se transformar em uma célula nervosa ou em um ovo. Depois, ela se reproduz de forma assexuada e várias outras águas-vivas surgirão, exatamente iguais a espécie adulta. Esse procedimento só é feito em caso de emergência e pode ser repetido uma ou várias vezes.

O animal foi registrado pela primeira vez em 1883. Mas, foi apenas em 1990 que a possibilidade de reverter o ciclo da vida foi descoberta. Em sua forma de medusa, ela atinge cerca de 4-5 mm (sim, você leu milímetros). As espécies mais jovens possuem cerca de 1 mm e geralmente possuem 8 tentáculos. Na fase adulta chegam aos 80 ou 90 tentáculos. Fica fácil descobrir por que levou tempo para os cientistas descobrirem tal animal... Daqui a pouco vão surgir produtos de beleza: "Fique jovem igual a uma nutricula".

Fonte: Environmental Graffiti, Sea Notes e World Health.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários