Meio Bit » Demais assuntos » Crie assinaturas em HTML no Gmail

Crie assinaturas em HTML no Gmail

Aprenda a inserir assinaturas em HTML nos seus e-mails do Gmail sem precisar de plugins ou complementos.

14 anos atrás

Dentre os webmails, é difícil encontrar algum que bata o Gmail em termos de recursos e inovações. Mas, como qualquer outra coisa, o serviço de e-mail do Google não é perfeito. Uma das "falhas", ou, para ser mais exato, carências dele, é a impossibilidade de se salvar assinaturas em HTML. Nas opções, aba General, o campo correspondente à assinatura só aceita texto puro...

Assinatura no Gmail? Só texto puro...

Assinatura no Gmail? Só texto puro...

Para muitos que ainda permanecem fiéis ao texto puro na hora de redigir e-mails, sem problemas. Mas para quem prefere os escritos em HTML, causa um certo desconforto e limita as possibilidades.

Existe um plugin/extensão/complemento que permite a inserção de assinaturas em HTML, o WiseStamp. A dica mostrada abaixo, dada pelo My Digital Life, tem uma vantagem sobre o WiseStamp justamente por torná-lo (e a qualquer outro complemento externo) dispensável. Vamos ver como?

Antes de começar, é preciso habilitar dois "labs", os recursos experimentais que o Google disponibiliza a usuários aventureiros, disponíveis através daquele "potinho" (algum químico me ajude com o nome correto 😛 ) verde no canto superior direito da tela. São eles:

  • Canned Responses: permite criar respostas prontas e inseri-las no corpo de qualquer mensagem. Como diz a descrição, perfeito para "pessoas realmente preguiçosas" 😛
  • Inserting images: inserção de imagens no corpo da mensagem. Hoje, já é possível fazer isso sem nenhum "lab", mas o botão ajuda a controlar melhor o posicionamento de pequenas imagens, comuns em assinaturas.

Habilite essas opções e salve-as. Agora, proceda como se fosse criar um novo e-mail, mas preencha apenas o corpo da mensagem com sua assinatura em HTML. Exemplo:

Essa será minha assinatura de e-mail (mentira).

Essa será minha assinatura de e-mail (mentira).

Entra em ação, então, as canned responses. Quando sua assinatura estiver ok, clique no link "Canned responses", abaixo do campo do assunto da mensagem, e abaixo do espaço Save, clique em New canned response... Um popup pedirá um nome; dê qualquer um ("Assinatura" soa mais lógico, né?), e dê Ok.

Pronto, sua assinatura HTML está criada! Quando for redigir uma nova mensagem, ou responder alguma recebida, basta clicar na opção Canned responses..., e selecionar a que salvamos no parágrafo acima.

Se prefere tutoriais em vídeo, e está com o inglês afiado, o vídeo abaixo explica os passos acima na prática:

Note que, em troca do HTML, perde-se um a praticidade de ter a assinatura inserida automaticamente em todas as mensagens. É bem provável que isso mude futuramente, que seja algo nativo, livre de gambiarras ou complementos. Até lá, porém, cabe a você, se faz questão ou precisa de assinaturas em HTML, escolher uma das várias opções extraoficiais disponíveis.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários