Rodrigo Ghedin 13 anos atrás
Dentre os webmails, é difícil encontrar algum que bata o Gmail em termos de recursos e inovações. Mas, como qualquer outra coisa, o serviço de e-mail do Google não é perfeito. Uma das "falhas", ou, para ser mais exato, carências dele, é a impossibilidade de se salvar assinaturas em HTML. Nas opções, aba General, o campo correspondente à assinatura só aceita texto puro...
Assinatura no Gmail? Só texto puro...
Para muitos que ainda permanecem fiéis ao texto puro na hora de redigir e-mails, sem problemas. Mas para quem prefere os escritos em HTML, causa um certo desconforto e limita as possibilidades.
Existe um plugin/extensão/complemento que permite a inserção de assinaturas em HTML, o WiseStamp. A dica mostrada abaixo, dada pelo My Digital Life, tem uma vantagem sobre o WiseStamp justamente por torná-lo (e a qualquer outro complemento externo) dispensável. Vamos ver como?
Antes de começar, é preciso habilitar dois "labs", os recursos experimentais que o Google disponibiliza a usuários aventureiros, disponíveis através daquele "potinho" (algum químico me ajude com o nome correto 😛 ) verde no canto superior direito da tela. São eles:
Habilite essas opções e salve-as. Agora, proceda como se fosse criar um novo e-mail, mas preencha apenas o corpo da mensagem com sua assinatura em HTML. Exemplo:
Essa será minha assinatura de e-mail (mentira).
Entra em ação, então, as canned responses. Quando sua assinatura estiver ok, clique no link "Canned responses", abaixo do campo do assunto da mensagem, e abaixo do espaço Save, clique em New canned response... Um popup pedirá um nome; dê qualquer um ("Assinatura" soa mais lógico, né?), e dê Ok.
Pronto, sua assinatura HTML está criada! Quando for redigir uma nova mensagem, ou responder alguma recebida, basta clicar na opção Canned responses..., e selecionar a que salvamos no parágrafo acima.
Se prefere tutoriais em vídeo, e está com o inglês afiado, o vídeo abaixo explica os passos acima na prática:
Note que, em troca do HTML, perde-se um a praticidade de ter a assinatura inserida automaticamente em todas as mensagens. É bem provável que isso mude futuramente, que seja algo nativo, livre de gambiarras ou complementos. Até lá, porém, cabe a você, se faz questão ou precisa de assinaturas em HTML, escolher uma das várias opções extraoficiais disponíveis.