Meio Bit » Arquivo » Games » Não ser exclusivo tirou Machinarium da XBLA

Não ser exclusivo tirou Machinarium da XBLA

Microsoft recusou publicar o Machinarium na XBLA porque o mesmo havia sido lançado pro Linux/Mac.

14 anos atrás

Apesar da Xbox Live está repleta de bons jogos que são vendidos digitalmente, algumas decisões tomadas pela Microsoft dão a entender que a empresa não gosta muito de ganhar dinheiro. Depois de recusar o lançamento do remake do jogo Toki justificando que o mesmo precisaria chegar a rede através de uma editora cadastrada ou pelas mãos da própria Microsoft, processo que a distribuição digital, teoricamente, deveria eliminar. O mesmo aconteceu com o ótimo Machinarium.

O problema é que em ambos os casos a empresa de Redmond disse não ter interesse em publicá-los, no primeiro caso justificando que o jogo do macaco cuspidor não se encaixava em seu portfólio e no segundo por não se tratar de um título exclusivo. Mas não pense que essa exclusividade diz respeito ao PS3 ou Wii, o que pesou aqui foi o fato do simpático jogo ter sido lançado também para o Mac e para o Linux.

Isso significa que se quiséssemos lançar o jogo na XBLA, teríamos que jogar, provavelmente, a maioria do lucro pela janela – para uma editora. Simplesmente porque criamos versões para o Mac e para o Linux,” desabafou o fundador da desenvolvedora tcheca Amanita Design, Jakub Dvorský.

Depois de esperar por uma resposta da Microsoft por um ano e sem mostrar interesse em lançar o jogo na PSN, agora Dvorský decidiu que levarão o jogo para o PS3 e caso a Sony aceite o pedido, o pessoal da Live será obrigado a ver o Machinarium vender razoavelmente bem na plataforma concorrente, pois o jogo merece. Quem sabe assim eles não aprendem?

dori_mach_14,04,10

[via Joystiq]

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários