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UFO 50 e uma carta de amor ao espírito indie

UFO 50 é uma coletânea que homenageia games do passado, os desenvolvedores por trás deles, e o cenário indie dos anos 1980

11/10/2024 às 12:37

Antes de mais nada, UFO 50 não é só uma coletânea. O título da desenvolvedora Mossmouth (Spelunky) se apresenta como um pacote de, óbvio, 50 games da geração de 8 bits, mas nas entrelinhas se comporta como um documento, e um tributo, a uma época e espírito que motivou desenvolvedores, em sua maioria independentes, a criarem jogos dos mais diversos e criativos.

Ao mesmo tempo, UFO 50 é uma viagem por uma época em que a descoberta se dava no boca-a-boca entre amigos, quando costumávamos pegar cartuchos emprestados e não sabíamos nada sobre um novo game.

UFO 50 (Crédito: Divulgação/Mossmouth)

UFO 50 (Crédito: Divulgação/Mossmouth)

UFO 50: De Volta Para o Passado

A gestação de UFO 50 foi longa e complexa. Anunciada originalmente em 2017 e com data de lançamento prevista para 2018, a coletânea levaria seis anos mais para chegar ao Windows, culpa do próprio processo de desenvolvimento e escopo do projeto. O pacote não é composto por mini games, mas por jogos completos, com mecânicas diversas, algumas inclusive um tanto originais.

O pacotão é fruto da cooperação entre os desenvolvedores indie Derek Yu (Spelunky), Eirik Suhrke (Ridiculous Fishing), Jon Perry (Time Barons), Paul Hubans (Madhouse), Ojiro Fumoto (Downwell), e Tyriq Plummer (Catacomb Kids), unidos pelo sentimento de criar games menores, como faziam no começo de suas carreiras, com caracterísicas típicas dos jogos dos anos 1980, como uma paleta restrita a 32 cores, de modo a entregar uma experiência próxima de games do NES.

Por outro lado, Yu diz que a decisão de não incluir slowdonws e flickering, truques usados pelos estúdios do passado para contornar limitações de hardware, foi tomada para "não prejudicar" a experiência, pois, na minha opinião, isso poderia ser entendido por jogadores mais novos como problemas técnicos genuínos, e gerar um rebote negativo e desnecessário.

Hot Foot é um Super Dodge Ball-like tão divertido quanto o original (Crédito: Divulgação/Mossmouth)

Hot Foot é um Super Dodge Ball-like tão divertido quanto o original (Crédito: Divulgação/Mossmouth)

O mais divertido é descobrir que UFO 50, a coletânea em si, tem uma história. Todos os games teriam sido desenvolvidos por um único estúdio indie, chamado UFO Soft, entre 1982 e 1989, para um console de 8 bits (fictício, claro) chamado LX. O jogador (você) teria encontrado o velho hardware e os games em um depósito, e ao jogá-los, você percebe que eles formam um documento (simulado) de uma época.

Você pode curtir qualquer game que quiser na ordem que desejar, mas UFO 50 o incentiva a apreciá-los na "ordem de lançamento", onde é possível notar detalhes na frente e por trás dos games. Conforme o tempo passa, os devs adquirem mais experiência, e a tecnologia evolui, os games vão se tornando mais complexos e elaborados, em gráficos, som, jogabilidade, e roteiro.

Notas do processo de desenvolvimento também foram incluídas, você descobre como a UFO Soft mudou ao longo de uma década, percebe atritos entre devs que se refletem nos games, a evolução do logo do estúdio, créditos por nome dado à equipe nos primeiros games, mas omitidos nos mais recentes, e por aí vai.

Valbrace é claramente inspirado em clássicos como Wizardry II (Crédito: Divulgação/Mossmouth)

Valbrace é claramente inspirado em clássicos como Wizardry II (Crédito: Divulgação/Mossmouth)

UFO 50 referencia o espírito indie de uma época em que o desenvolvimento de games ainda engatinhava, onde muitos profissionais eram hobbystas que usaram seus conhecimentos em programação, arte e composição musical, para criar obras no início pela diversão e descoberta, e com o tempo se convertendo em algo mais sério e comercial, ilustrando os prós e contras do processo.

Ao mesmo tempo, a coletânea massageia as memórias dos gamers que passaram dos 40 anos e viveram a era dos 8 e 16 bits. Em um tempo sem internet, e em que as revistas de games vinham cheias de erros (intencionais ou não), a desscoberta de novos games se dava muito na base do empréstimo, o que não raro levava o jogador a pôr as mãos em um título que nunca ouviu falar, e tenta apreciá-lo sem manual, dicas, review, nada.

Que atire uma pedra quem, entre os mais velhos, não chegou a jogar um daqueles famigerados cartuchos "XXX em um" do Nintendinho, que vinham apinhados de jogos conhecidos, e uma série de réplicas hackeadas. UFO 50 lembra essa época, mas aqui cada jogo é completo e original, alguns são sequências, enquanto outros contam com "participações especiais" de personagens que aparecem em títulos mais antigos.

Bushido Ball é um curioso game de queimada com samurais (Crédito: Reprodução/Mossmouth)

Bushido Ball é um curioso game de queimada com samurais (Crédito: Reprodução/Mossmouth)

Mas e os games em si? Yu e companhia se permitiram explorar gêneros populares do passado, e mesclá-los a outras mecânicas e tendências modernas, para sugerir que a UFO Soft era uma desenvolvedora à frente de seu tempo. Muito do atraso no lançamento de UFO 50 se deu porque a equipe teve que reprogramar parte dos games, criados ao longo de quase 8 anos, já que muitos tinham códigos-fonte "arcaicos" e pouco otimizados.

Rock On! Island, por exemplo, é um tower defense com temática pré-histórica; Hyper Contender é um brawler muito similar aos games da franquia Super Smash Bros.; Bushido Ball mescla jogos de luta, queimada, e samurais; Fist Hell é um beat 'em up com zumbis, de antes da explosão da trope; Vainger é um metroidvania com manipulação da gravidade; Velgress é um run 'n gun com elementos procedurais; Onion Delivery mistura Crazy Taxi com os dois primeiros Grand Theft Auto; Party House é um gerenciador de festa; Night Manor é um point-and-click; há puzzles, shoot 'em ups, a variabilidade é imensa.

Cyber Owls, o último game da cronologia, é uma cutucada na turtlemania do fim dos anos 1980, em que todo mundo queria lançar uma nova marca similar às Tartarugas Ninja, de onde também veio o primeiro Battletoads; não por acaso, este também é um beat 'em up com elementos de exploração.

Vários dos games possuem suporte a co-op e versus, mas apenas local, até porque não faria sentido games dos anos 1980 terem funcionalidades online.

Nunca se esqueça (Crédito: Reprodução/Mosssmouth)

Nunca se esqueça (Crédito: Reprodução/Mosssmouth)

No fim, UFO 50 é um passeio por tempos mais simples para os jogadores, mas também permite observar, entender, e apreciar, o processo de criação de vários títulos do passado, e o amadurecimento dos desenvolvedores, dispostos a criar obras de entretenimento e a driblar limitações, fosse por dinheiro, fama, ou mesmo por pura diversão.

Esta coletânea pode não figurar entre os melhores games de 2024, mas com certeza é um dos lançamentos mais criativos dos últimos anos.

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