Meio Bit » Games » Final Fantasy XIV e a façanha das 2.751 conquistas

Final Fantasy XIV e a façanha das 2.751 conquistas

Dez anos após o lançamento do Final Fantasy XIV, um jogador conseguiu algo impressionante: desbloquear todas as 2.751 conquistas presentes no MMO

29 semanas atrás

Algumas pessoas encaram as conquistas nos jogos como mais do que meros desafios. Para elas, um título só será plenamente aproveitando quando todas as metas propostas pelos desenvolvedores forem batidas, o que pode ser bem difícil de ser alcançado. Porém, um jogador de Final Fantasy XIV levou essa obstinação a um novo patamar.

Final Fantasy XIV

Crédito: Divulgação/Square Enix

Tendo recém completado uma década de existência, o MMORPG da Square Enix teve um início conturbado e se tornou um dos maiores exemplos de como um jogo pode ser salvo — desde que haja interesse e dinheiro para isso. Durante todo esse tempo, ele recebeu diversas expansões e um sem-número de atualizações, o que trouxe também várias conquistas/troféus.

Para ser mais exato, aqueles que se aventuram por Hydaelyn terão a oportunidade de desbloquear 2.751 desses feitos, um número muito superior ao encontrado em título “normais”, mas que fica bem abaixo de outro MMO famoso, o World of Warcraft, que tem quase cinco mil deles.

Porém, por mais que “platinar” o jogo da Blizzard seja uma tarefa para poucos, algumas pessoas alcançaram esse objetivo e algo semelhante nunca tinha sido feito no Final Fantasy XIV. Pois é aí que entra o nosso herói, um sujeito conhecido como Free-dial Olzo.

Jogando no servidor japonês Garuda, ele alcançou a marca no dia 27 de agosto, quando desbloqueou a conquista “The Man, the Myth, the Legend”. O curioso é que esse é um desafio realtivamente simples, que pode ser obtido ao estarmos por volta do nível 50 e que exige apenas falar com alguns personagens em Limsa Lominsa e Ul’dah, o que me leva a crer que o jogador teria escolhido a dedo o título da sua última conquista.

Crédito: Divulgação/Square Enix

Especulação a parte, é ao olharmos para os números que envolvem essa façanha que se torna mais fácil entender o motivo para o nome de Free-dial Olzo estar sendo tão comentado, mesmo por quem não joga o MMO.

Como exemplo, podemos citar ele ter que conseguir pelo menos cinco mil vitórias em Crystalline Conflict ou The Feast, além de outras três mil no modo PvP chamado Frontline. Outra conquista exige pelo menos mil vitórias em Rival Wings e repare num detalhe importante, não basta disputar os confrontos, é preciso vencer!

Dentre os muitos outros objetivos que o jogador precisou cumprir, temos aquele em que é preciso completar as cinco Ultimate Raids, encarar os três Deep Dungeon sozinho e concluir todas as Treasure Dungeons 20 vezes. Isso inclui um lugar chamado Hidden Canals of Uznair, que por muito tempo foi considerada uma conquista praticamente impossível, já que exigia cerca de dois mil Thief's Maps.

O jogo ainda traz uma conquista que nos coloca para matar cinco mil caças de rank S e pelo menos dez mil de rank A, além de adquirir todas as montarias Hunt. O que você acha então de ter que conquistar todos os bônus de pescaria e pescar todos os tipos de peixes?

Contudo, talvez a meta mais impressionante seja aquela em que precisamos completar todos os levequest, que são missões paralelas que obtemos para ganhar experiência e dinheiro. Sim, no geral elas são tarefas simples, mas como só podemos aceitar três dessas missões a cada 12 horas, a estimativa é de que seriam necessários absurdos setes anos para podermos concluir cada uma delas pelo menos uma vez.

Se considerarmos que hoje, 3 de outubro, será lançada a atualização 6.5 (Growing Light), o que adicionará mais três conquistas ao Final Fantasy XIV e que em 2024 chegará à expansão Dawntrail, Free-dial Olzo não deverá ficar muito tempo sem ter o que fazer no título.

Final Fantasy XIV

Crédito: Divulgação/Square Enix

De qualquer forma, mesmo sem nunca ter passado mais do que alguns minutos no MMO da Square Enix e sendo uma pessoa que não foi conquistada pelo seu gênero, é impossível não ficar impressionado com um feito como esse.

Durante algum tempo eu até tentei me render à ideia das platinas, achando legal cumprir todos os desafios que um jogo tinha a oferecer, mas logo me convenci de que não teria tempo, paciência e principalmente, dedicação suficiente para seguir por este caminho. E olha que estou falando de jogos em que poderia chegar ao “troféu supremo” em questão de semanas, talvez apenas poucos dias.

Fico com preguiça só de pensar em dedicar alguns anos a um mesmo jogo, o que fatalmente me farai ter que deixar de conhecer muitos outros. Esse sentimento provavelmente se deve ao fato de eu ter uma oferta imensa de títulos à minha disposição e também por saber que cada hora que eu estiver passando em um MMO, poderia estar aproveitando para diminuir meu backlog.

Ainda assim, admito que de vez em quando preciso me segurar para não iniciar uma incursão no Final Fantasy XIV. Por ouvir tantos elogios ao título, não tenho dúvida de que deve ser uma experiência e tanto poder fazer parte da sua comunidade, participar das raids, conhecer a história ou simplesmente explorar Hydaelyn.

Talvez um dia eu acabe cedendo a tentação e me torne mais um fã daquele que é apontado por muitos como o melhor MMO já feito. Agora, conseguir algo como o que fez Free-dial Olzo? Nem se eu tivesse três ou quatro vidas após essa.

Fonte: GamesRadar+

relacionados


Comentários