Carlos Cardoso 4 anos atrás
Quando você lê "Satélite da Samsung" não é algo que soe estranho, a empresa está associada a iniciativas de alta tecnologia, mas desta vez o fiasco é totalmente culpa do pessoal do marketing, que resolve fazer graça sem consultar a Tecnologia, e terminam com um mico de proporções globais.
Um bom número de anos atrás eu recebi um convite para uma festa estranha com gente esquisita: Um encontro de blogueiros promovido pelo Yahoo, para lançar não lembro o quê. O tema era Yahoo Eclipse, e todo mundo estava impressionado com a ação: Segundo o Yahoo eles haviam contratado uma empresa para cria um... eclipse artificial.
Eu imediatamente ri quando me contaram isso, embora tecnicamente viável, os custos seriam -com trocadilho- astronômicos, muito além do orçamento de uma agência viral brasileira. Obviamente o tal eclipse não aconteceu.
Anos depois outra bobagem semelhante: O John Frusciante, do Red Hot Chili Peppers teria lançado um satélite que faria streaming de seu novo álbum, com direito a uma app para você acompanhar a passagem dele.
Como meu bulshitômetro apitou forte, fui investigar e óbvio, era pura mentira, o pessoal do marketing criou toda uma historinha em cima de algo que não existia, mas hey, não é mentira, é marketing viral.
Agora é a vez da Samsung. Em uma ação de marketing que é um desserviço a tudo que se relaciona com ciência, eles lançaram isto:
A idéia em si é divertida: Eles montaram um equipamento que transmite arquivos para um celular, exibe as imagens na tela, ela é fotografada e enviada de volta para a Terra. A ação, chamada de SpaceSelfie, diz ser o primeiro Selfie feito no espaço, protagonizado pela modelo e atriz eventual Cara Delevigne, de Valerian e a Cidade dos Mil Planetas. Só tem um problema: O primeiro Selfie Espacial foi feito em 1966, por Buzz Aldrin.
Eu disse que esse era o problema? Não, a coisa piora, e bastante. A Samsung está chamando a trapizonga que construíram de satélite, mas um dos requisitos básicos para algo ser um satélite é orbitar alguma coisa. O equipamento da Samsung fez as fotos estava a 65000 pés, parece muito mas isso dá 19.2Km de altitude. Convenciona-se que o Espaço começa a 100Km, ou 328084 pés.
https://youtu.be/4t0OFZ6TUIg
Mais ainda: O equipamento estava suspenso em um balão. Sabe quem chama equipamentos presos a balões de satélite? A forma mais inferior de vida, terraplanistas.
Não que a Samsung esteja reclamando, por uma fração do custo de um satélite, tudo que é site de notícia está noticiando basicamente que a divisão mobile da empresa tem um programa espacial. Hello?
Agora o melhor: Depois de todo o dinheiro investido, o balão deveria sobreviver pelo menos até a virada do mês, mas foi lançado dia 23 de Outubro, e dia 27 terminou sua carreira de forma humilhante, caindo no quintal de uma casa em Michigan. Ah, o site já está fora do ar.
A Samsung construiu um satélite que não é um satélite, o negócio nunca foi a mais de 20% da distância necessária para chegar ao espaço, caiu antes do tempo e a internet foi inundada de fotos desabonadoras. Parabéns a todos os marketeiros envolvidos.