Meio Bit » Mobile » A Câmera do Huawei P30 Lite - Testes e Resenha

A Câmera do Huawei P30 Lite - Testes e Resenha

Muitos aparelhos intermediários pecam na área de imagem, mas e a câmera do Huawei P30 Lite, será que atende? Spoilers: testamos e ela é ótima!

4 anos atrás

Depois de um generoso período de testes, é possível dar um veredicto sobre a câmera do Huawei P30 Lite, o irmão menor do P30 Pro, e crianças, acreditem: Ela faz mágica. Não é a Feiticeira Escarlate da câmera do P30 Pro, mas a do Lite é uma bela e competente Hermione.

Huawei P30 Lite, com um fundo de tela aleatório escolhido randomicamente pelo aplicativo.

Primeiro de tudo, esta não é uma resenha geral, o Fogaça vai eventualmente publicar uma resenha completa do P30 Lite, mas se minha opinião interessa, é um excelente celular Android intermediário mais pra top, e sua ficha técnica resumida é:

  • SO: Android 9.0
  • Dimensões: 152.9 x 72.7 x 7.4 mm
  • peso: 159g
  • SIM: Dual, com um slot compartilhado com MicroSD de até 1TB
  • Memória: 4GB de RAM, 128GB de Flash
  • Tela: 6.15 polegadas, 1080 x 2312 pixels
  • Bateria: 3340mAh

Câmera:

Aqui a brincadeira começa. Originalmente celulares intermediários pecavam muito nessa área, mas a câmera do huawei P30 Lite não é brinquedo não. Na verdade não são brinquedo, pois são três:

close da câmera do Huawei P30 Lite

Na versão que a Huawei disponibilizou aqui pro mato, a câmera principal de 48MP foi substituída por uma grande angular de 24MP, pra tirar foto de jacaré e onça deve estar bom. A segunda é uma de 8 megapixels com uma lente ultrawide, e a terceira é uma câmera de 2 megapixels que funciona como sensor de profundidade e é ótima pra fazer Bokeh.  A câmera de selfie, por causa do jovem tem resolução de 32 Megapixels.

A câmera conta com estabilização eletrônica de imagem e uma série de recursos, inclusive inteligência artificial para reconhecer a cena sendo fotografada e escolher as melhores configurações e parâmetros para conseguir uma imagem boa.

Nesta imagem aqui (todas as imagens são originais, sem retoques, clique para engrandalhecer) com f.stop 1.8, ISO 50 e exposição de 1/151 s dá pra ver como ela conseguiu manter o tom do prédio, mesmo em um dia nublado.

a câmera do Huawei P30 Lite não faz feio.

O mesmo prédio, mas fotografado com a grande angular de 8MP, com o agravante de ser foto noturna:

A câmera do Huawei P30 Lite em foto noturna

Aqui um teste do zoom, que é digital mas com 24MP, dá pra brincar:

O modo noturno da câmera do Huawei P30 Lite é SI NIS TRO.  Nas duas fotos abaixo, a primeira foi feita com ISO-100, f/1.7 e exposição de 15 segundos:

Já a segunda foto foi com ISO-1600, f/1.8 e exposição de 1/13s.  Em ambos os casos o celular estava apoiado, afinal ele é ótimo e mágico mas não faz milagres.

A Grande Angular é excelente se você quer abrir mão de resolução em troca de colocar mais coisas na foto. Abaixo uma foto com a câmera normal de 24MP e outra com a de 8MP, feita quase no mesmo exato momento. O uso é transparente para o usuário, você vai fazendo o gesto de ampliar na tela, quando ele chega abaixo de "1" a outra câmera é escolhida:

A Câmera do Huawei P30 Lite é ótima para extremos closeups, e gera aquele desfocado de fotos "profissionais", ou Bokeh, que normalmente só é possível usando câmeras de verdade.

A função macro também é deveras poderosa, a não ser que você ache que eu convivo com formigas-gigante.

A câmera do Huawei P30 Lite em macro mode

Mesmo salvando em JPEG (RAW só pra quem comprar o P30 Pro) a câmera do Huawei P30 Lite captura excelentes meios-tons, o desafiador degradê do pôr do sol não é problema para ela.

Fora isso a Câmera do Huawei P30 Lite tem todos os efeitos que viraram padrão, avatar 3D animado, modo-sorriso, captura por áudio, timer, panorama, etc. Não se preocupe, você não vai usar, mas eles estão lá.

Conclusão da Câmera Fotográfica:

Antigamente eu não andava sem uma câmera digital no bolso; hoje tenho duas prosumer na gaveta, e só tiro pra fazer fotos como a da abertura deste texto, e mesmo assim por não ser o Barry Allen, ou eu usaria o P30 Lite para fazer foto dele mesmo. Se com meu humilde A9 eu já não uso mais câmera dedicada para quase nada, o P30 Lite é o prego no caixão das câmeras amadoras.

Todos os controles manuais estão disponíveis, dá pra fazer fotos em HDR, timelapses, pacote completo.

É tão boa quanto a câmera do P30 Pro? Claro que não, mas nenhuma é. O P30 Lite hoje substitui perfeitamente a câmera digital do seu dia-a-dia, sem limitações, mas também sem pretensão de ser um equipamento profissional. Dá pra ser feliz com ele, bastante.

A Câmera do Huawei P30 Lite - Filmagens

Tirar ótimas fotos não é mais o suficiente, um celular moderno precisa fazer boas filmagens também, e aqui o P30 Lite... faz seu feijão com arroz. A falta de um zoom óptico, bem como estabilização de imagem o tornam um pouco limitado, mas estou vendo do ponto de vista do usuário high-end.

Sim, muita coisa é pura decisão comercial. Meu saudoso Lumia 930 filmava em 4K e é um celular de 2014, o P30 Lite ser limitado a Full HD é algo totalmente artificial, mas a realidade é que as pessoas normais não ligam pra 4K, e depois que o vídeo for recodificado recomprimido e retransmitido pelo zapzap e facebook uma dúzia de vezes, vai terminar com resolução de vídeo de Pé Grande, de qualquer jeito...

Mesmo assim a câmera do P30 Lite gosta de luz, e o processador de imagens se ressente. O vídeo abaixo mistura imagens feitas com o dia nublado e ao pôr do sol, condições bem desafiadoras para uma câmera capturando 60 imagens por segundo.

 

Vai dar pra fazer o próximo Game of Thrones? Provavelmente não, mas se você investir em um gimbal, iluminação e um cinegrafista decente (o gimbal eu já tenho) dá pra brincar, e pras filmagens do dia-a-dia, funciona direitinho, mesmo não impressionando tanto quanto nas fotos.

A Câmera do Huawei P30 Lite também filma em câmera lenta (480fps, 720p), tem recursos de embelezamento (não testei ou iria queimar o processador) e, importante, tem a opção de gravar os arquivos em formato h.265, o que é essencial para quem quer ter a esperança de não lotar seu armazenamento de vídeo.

Conclusão:

A Câmera do Huawei P30 Lite é um fator decisivo se você está procurando um celular que vai atender muito bem por alguns anos e não vai deixar a desejar no dia-a-dia, ela tem versatilidade para atender todas as boba-digo novidades que os jovens adoram, e ao mesmo tempo é simples e eficiente, garantindo que você capture com qualidade suficiente o próximo 11 de Setembro ou a crisma do Cléverson Carlos.

No Brasil o P30 Lite pode ser encontrado até por R$1239,00, em minha opinião um excelente negócio.

Para saber mais, pesquisar especificações, etc, visite o site oficial da Huawei.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários