André Fogaça 4 anos atrás
A SPTrans, empresa que cuida dos ônibus da cidade de São Paulo, começará na próxima segunda-feira (16) os testes que permitem ao usuário pagar pela passagem com um cartão de crédito e débito contactless (NFC) e até mesmo com o smartphone. Inicialmente são 200 ônibus e alguns já estão circulando pela cidade com o novo validador.
A ideia é a mais bacana dos últimos tempos pra transporte público: ajudar na hora de pagar. O teste permite que cartões de crédito ou débito que pagam por aproximação sejam utilizados como meio de pagamento na catraca (alô Nubank!). Como a tecnologia é o NFC, o serviço também abre para que uma pessoa pague a passagem com o Apple Pay dos iPhones e Apple Watch, Samsung Pay de vários aparelhos da marca coreana e até o Google Pay, que funciona em um número generoso de Androids.
Além dos aplicativos de carteira digital, também são aceitos os relógios, adesivos e pulseiras que são emitidos por bancos e instituições financeiras. No caso dos cartões de crédito e débito, eles precisam ser emitidos pela Visa ou Mastercard, com planos pra colocar o pessoal do Elo no meio - só que sem previsão pra isso acontecer.
Como são aceitos todos os cartões destas bandeiras, isso significa que se ele foi emitido fora do país, também entra na lista - perfeito pra turistas, que sempre ficaram de fora na hora de comprar passagem na capital paulista.
A SPTrans diz que são 12 linhas na cidade de São Paulo que aceitam o novo método de pagamento. Elas são:
O teste começa oficialmente na próxima segunda-feira (16), mas alguns ônibus com este validador já circulam pela cidade. Ele será executado em 200 ônibus e vai durar três meses, ou então 500 mil transações - o que chegar primeiro. A parte negativa é que, por enquanto, este tipo de pagamento não oferece a integração do Bilhete Único, como quatro embarques em três horas com o pagamento de apenas uma passagem, ou então desconto quando a integração envolve trilhos. Também não há desconto para estudantes.
https://twitter.com/prefsp/status/1172162562785521670
Tem que ter algum motivo pro Bilhete Único ser vantajoso, já que é um parto conseguir comprar um em São Paulo. Ao menos não há taxa extra pro pagamento dos R$ 4,30 da atual tarifa. Um limitador curioso é que só poderão ser compradas 10 passagens por dia, por cartão.
Com informações: SPTrans.