Home » Software » Windows 10 pode ganhar opção para recuperar instalação pela nuvem

Windows 10 pode ganhar opção para recuperar instalação pela nuvem

Windows 10 pode ganhar um recurso que restaura o sistema para a configuração original através da nuvem, algo já presente no macOS

29 semanas atrás

O Windows 10 poderá em breve contar com uma opção extra para recuperar uma instalação com problemas: a Microsoft estaria preparando uma opção que permite resetar o sistema operacional para as configurações de fábrica através da internet, recurso que o macOS possui há tempos.

Laptop com Windows 10

Quem deu a dica foi o usuário WalkingCat do Twitter, um perfil já conhecido por vazar informações referentes à Microsoft. Atualmente, o Windows 10 usa dados da instalação local para restaurar o sistema à configuração original, nas opções de Inicialização Avançada, em "Configurações", "Atualização e Segurança", "Restauração".

Hoje, um administrador do sistema pode optar por manter esses arquivos e usa-los para recuperar o Windows 10, ou apagar tudo e começar uma nova instalação do zero. Embora seja um recurso útil, há chances de que ele não funcione por um simples motivo: se a instalação per se estiver corrompida, arquivos essenciais tiverem sido removidos ou foram danificados, o recurso não será capaz de rodar e aí, só resta fazer uma instalação limpa.

Segundo o vazamento, a Microsoft não pretende eliminar a restauração local, mas oferecer uma segunda mão: com a opção de recuperação pela internet, o administrador poderá baixar os arquivos necessários e voltar o Windows 10 ao seu estado inicial, sem ter que recorrer a discos de instalação ou arquivos locais.

A nova função teria sido descoberta ao vasculhar arquivos da Build 18950 (que poderá ser incluída na próxima grande atualização do Windows 10, a ser liberada em 2020) e seria essencialmente a mesma já presente em dispositivos Surface Hub, voltados para clientes corporativos. Uma parte interessante disso é permitir que os usuários possam colocar as mãos nas versões mais recentes do sistema sem ferramentas extras, no caso de um problema em que seja preciso reinstalar o SO.

A ferramenta é bastante parecida com a de recuperação do macOS, que permite ao usuário recuperar o sistema do Mac ao estado original através da internet. No entanto, aciona-lo é um pouquinho mais complicado do que a proposta sugerida pelo vazamento da Microsoft, já que a Apple a considera uma alternativa de último caso; basicamente, a maçã entende que os arquivos locais para recuperação não se corrompem, só acionando o modo em caso de falha.

Embora o método dispense o uso de um disco de recuperação, é importante lembrar que ele pode ser mais demorado que a alternativa de recuperação com os arquivos locais, dependendo da velocidade de conexão à internet; da mesma forma, o usuário terá que se certificar de que há espaço suficiente na unidade de armazenamento, para que os arquivos possam ser baixados. Ainda assim, é sempre bom ter opções.

Por se tratar de um rumor, nos resta esperar pelas próximas atualizações do Windows 10 para descobrir quando ou se o recurso será liberado para todos os usuários.

Com informações: Digital Trends.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários