Meio Bit » Entretenimento » Criador do Bob Esponja, Stephen Hillenburg morre aos 57 anos

Criador do Bob Esponja, Stephen Hillenburg morre aos 57 anos

O criador do Bob Esponja, Stephen Hillenburg morreu aos 57 anos de ELA, deixando como legado muitas risadas e alegria

5 anos atrás

Infelizmente nos deixou ontem aos 57 anos Stephen Hillenburg, criador da série Bob Esponja Calça Quadrada, vítima de uma esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou a doença de Lou Gehrig, diagnosticada no começo do ano passado. Trata-se da mesma terrível doença que Stephen Hawking teve que enfrentar durante a maior parte da sua vida.

Morreu aos 57 anos Stephen Hillenburg, criador de Bob Esponja e da turma da Fenda do Biquíni

A Fenda do Biquíni está de luto com sua partida, mas é difícil pensar em tristeza ao lembrar de alguém como Steve Hillenburg, que trouxe alegria pra várias gerações. O melhor é lembrarmos do que ele fez em vida. Steve tinha 57 anos, e deixa como legado a imensa quantidade de conteúdo que produziu com seu personagem mais famoso e seus amigos.

Muito antes de Bob Esponja, em 1992, ele ganhou o prêmio do Festival Internacional de Animação de Ottawa, por seu curta Wormholes. Além de desenhista e animador, Steve foi professor de biologia marinha antes de se aventurar nos desenhos animados, e foi justamente daí que surgiu a inspiração para suas criações submarinas. O professor começou a fazer desenhos com alguns personagens marinhos, pra ensinar melhor seus alunos, unindo sua veia artística com as aulas.

Algum tempo depois, Steve começou a trabalhar na Nickelodeon, primeiro escrevendo roteiros de A Vida Moderna de Rocko's, e depois criando sua própria animação, que acabou virando uma verdadeira franquia. Bob Esponja Calça Quadrada estreou no canal em 1999, mostrando a nada fácil vida dos moradores da Fenda do Biquíni, e rapidamente entrou para o imaginário popular e para a história da cultura pop. No meio do caminho, a série também ganhou vários prêmios, incluindo alguns Emmys.

Stephen Hillenburg em imagem de divulgação de Bob Esponja: O Filme de 2004

Steve foi responsável pelos mais de 250 episódios de Bob Esponja Calça Quadrada exibidos no canal até hoje, e também levou seus personagens Bob, Patrick, Lula Molusco, Sandy e Seu Sirigueijo para as telas de cinema, ao co-dirigir com Mark Osborne o primeiro filme inspirado no seu universo em 2004, chamado simplesmente de Bob Esponja: O Filme.

11 anos depois, Steve voltou a carga, pra produzir e escrever outro filme com os personagens, dessa vez usando técnicas de animação em 3D com elementos de live action, Bob Esponja: Um Herói Fora d'Água. A primeira foto deste post é da época do lançamento do último filme do personagem em 2015, e sinceramente ninguém poderia imaginar que ele morreria tão cedo e tão novo, uma tristeza. Seus fãs saudosos, sua esposa Karen e seu filho Clay, sentirão muito a sua falta.

Em uma declaração à Variety quando falou sobre seu diagnóstico, Steve disse que "qualquer um que me conheça sabe que vou continuar trabalhando no Bob Esponja Calça Quadrada e nas minhas outras paixões pelo tempo em que for possível." Foi justamente essa dedicação de Steve aos seus personagens que transformou Bob Esponja em algo mais que um simples desenho.

Steve Hillenburg foi alguém que genuinamente ajudou a colocar vários sorrisos nos rostos de milhões de fãs de seus personagens ao longo de quase 20 anos, então só nos resta agradecer a ele por todos os peixes, literalmente falando.

Descanse em paz, Capitão!

relacionados


Comentários