Home » Hardware » Dica simples porém honesta: cabo microUSB magnético

Dica simples porém honesta: cabo microUSB magnético

Que tal aumentar a vida útil da porta microUSB de seu celular? Para evitar aquele tira-e-bota incessante, testamos um cabo magnético, e funciona redondinho!

14 semanas atrás

Muitos anos atrás eu comprei o Macbook do Leo Faoro, por curiosidade e oportunidade, o preço estava bom, abaixo de um notebook Windows equivalente. Era uma excelente máquina, com um SSD até hoje funcionaria muito bem, mas uma característica fundamental eu desprezei até o momento de maior necessidade: O conector MagSafe.

Para mim era só mais uma daquelas fofoletizações que a Apple colocava nos seus produtos, idéias convenientes mas que não mudavam nada fundamentalmente. O MagSafe era uma alternativa ao conector normal dos notebooks, um conector reversível com um encaixe magnético, ao invés do encaixe físico simples. Ah Apple sempre querendo reinventar a roda...

Até o dia em que o paquiderme maldito  que vos escreve passou correndo, enganchou o pé no cabo do carregador do Macbook e se lançou em direção ao chão. O tempo por um momento parou e pensei no prejuízo; na melhor das hipóteses. teria que comprar uma fonte nova. O mais provável era que o carregador fosse arrancado com violência e viesse rasgando tudo trazendo consigo as entranhas do computador, tal qual um Smurf empalado com um guarda-chuva aberto, amarrado a um trem-bala.

Quando cheguei ao chão já tinha me conformado que o Mac seria arrasado pela borda da mesa, se espatifando no chão.

*plect*

Nada aconteceu, como foi projetado pra fazer, o MagSafe apenas se desconectou da porta do MacBook. Percebi naquele momento a superioridade do design, me prostrei de joelhos e ergui os braços bradando THANK YOU iJesus!

Com o tempo a Apple abandonou o Magsafe, talvez por não estar vendendo tantos carregadores quanto gostaria, e o resto da indústria foi atrás, mesmo quando as patentes expiraram.

Uma área onde um conector estilo MagSafe seria excelente é a de equipamentos mobile. Já tive celulares demais onde quase arranquei o conector, gerei mau-contato que só conseguia carregar prendendo com um elástico, e puxar o aparelho com o cabo MicroUSB encaixado gera um efeito de alavanca na conexão que Arquimedes em pessoa bate palmas "Parabéns, seu abestado".

Com o tempo surgiram algumas opções, mas todas muito caras e de difícil acesso, felizmente nossos amigos chineses kibaram ensandecidamente o conceito, e logo apareceram um monte de opções, mas minha religião não permite dar R$50 num cabo.

Já 19 talqueis, tá valendo, e foi a esse preço que achei no Mercado Livre (e em um monte de lugares, pesquise na sua loja preferida) um cabo xing-ling de excelente qualidade, dentro do que se espera de cabos xing-link, claro. Na caixa dizem que o cabo serve para carga e dados. O cabo caro de onde kibaram a caixa até deve servir, esse que comprei só carrega, o que sendo honesto é o que me interessa.

O cabo vem com um belo LED azul, que serve para identificar se o cabo está conectado do outro lado. Também vem um adaptador para encaixar na porta MicroUSB de seu aparelho, e claro funciona em qualquer coisa, eu comprei três então um está carregando o fone Bluetooth.

Encaixado o adaptador, é pra não tirar nunca mais. O uso é simples, você encosta o cabo e o magneto (como diabos eles funcionam?) faz o resto. Em 90% dos casos você escuta um plect, o encaixe é perfeito, acabou. Se não ouvir, uma ajeitadinha com a mão resolve, e não, não há duplo sentido aqui, eu sou blogueiro, esqueceu?

Óbvio que não vai mudar o mundo, mas esse cabo é uma das pequenas conveniências que tornam a vida mais... conveniente, e há para todos os gostos e preços, além do MicroUSB há versões USB-C e Lightining, pode ser encontrado no Stand Centre ou Infoshopping mais próximo de sua casa, ou online. O meu eu comprei no Mercado Livre, basta procurar por "cabo USB magnético".

Ah sim, ele funciona com carregador rápido sim, não acreditem nas lendas da Internet.

 

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários