Meio Bit » Software » Microsoft Soundscape, conheça o incrível app que pode transformar qualquer um no Demolidor

Microsoft Soundscape, conheça o incrível app que pode transformar qualquer um no Demolidor

O app Microsoft Soundscape permite que cegos e pessoas com dificuldades de visão possam ”enxergar” prédios e estradas ao seu redor com sinais sonoros 3D.

5 anos atrás

O app Soundscape da Microsoft pode fazer toda a diferença para pessoas cegas ou com dificuldades de visão, por criar um mapa sonoro que mostra através de sons onde estão os prédios e outros locais ao redor, com o objetivo de deixá-los se sentindo mais seguros com suas andanças por aí.

Teste do Microsoft Soundscape na rua.

O app não funciona com instruções passo a passo como um programa de navegação comum, e sim com dicas sonoras que ajudam o usuário a perceber exatamente em que lugar ele está em relação ao prédios ambiente ao seu redor, criando um mapa mental. O usuário usa fones de ouvido com som binaural, assim o efeito de som em 3D vem da direção certa.

Mas como ele consegue fazer isso? Simples, usando o mapa que está no smartphone para reconhecer os locais mais importantes, e destacar os pontos de interesse como parques ou prédios importantes, além de todas as estradas ou interseções, é claro. O usuário também pode criar suas próprias marcações, e na última versão, se a pessoa estiver em um carro ou ônibus, pode por exemplo marcar o local no qual quer chegar, e os avisos sonoros vão se tornando mais frequentes e mais altos, na medida em que ele for se aproximando mais do destino.

O app tem três botões, “Locate”, para encontrar um local e marcá-lo como ponto de destino, “Around Me”, que mostra quatro pontos de interesse ao redor do usuário e “Ahead of Me”, que mostra quatro pontos na sua frente. Durante todo o percurso, todas as ruas, estradas ou interseções serão detectadas, assim o usuário pode fazer o caminho que quiser,indo na direção desejada ao seguir os avisos sonoros.

O Microsoft Soundscape ainda não tem versão para Android, mas roda em qualquer iPhone a partir do 5S, sendo compatível com praticamente qualquer fone de ouvido, com fios ou Bluetooth. O app pode rodar em segundo plano, e assim ser usado com outros aplicativos, sejam eles de navegação ou não.

Segundo o site do app, o Soundscape foi criado para complementar, não para substituir outras soluções já usadas. A ideia é que o usuário use o app junto com seu cão-guia ou com sua bengala, já que o Soundscape não vai reconhecer paredes ou outros obstáculos que não estejam literalmente no mapa. Segundo o site, o app pode tanto ser usado em caminhos com os quais o usuário já tenha total intimidade, quanto pra explorar novos locais.

O CEO da Microsoft Satya Nadella divulgou um vídeo ontem no seu Linkedin com seu funcionário Amos Miller mostrando como usa o Soundscape para andar pelo campus da Microsoft em Redmond. Como Nadella diz no vídeo, usar o Soundscape é como “pintar o que está ao seu redor com sons”.

Com esse uso inteligente de pistas de áudio e GPS para que cegos ou pessoas com dificuldade de visão possam se localizar espacialmente nas ruas, fica impossível não pensar no Demolidor, um dos meus super-heróis favoritos de todos os tempos, que consegue “enxergar” através dos sons que Matt Murdock ouve ao seu redor, claro que de uma forma bem mais avançada que este app.

Por falar no Daredevil, peguei emprestado o título deste post do Cardoso, que escreveu alguns meses atrás sobre o como a Microsoft estava usando o Hololens para reconhecer o ambiente e avisar a pessoa das ruas e obstáculos na sua frente. Já era sensacional, mas uma coisa é andar pela rua com um headset gigante na cabeça, outra bem diferente é usar um fone de ouvido, algo totalmente normal, eu por exemplo não saio de casa sem um.

O app foi criado com a ajuda da Guide Dogs for the Blind, Guide Dogs U.K., Vision Australia e a LightHouse for the Blind and Visually Impaired de São Francisco, Califórnia, todas elas instituições dedicadas a ajudar pessoas cegas ou com pouca visão. Não tem como não admirar um projeto tão útil quanto esse, que pode fazer uma diferença prática no dia a dia de tantas pessoas. Quem quiser testar o app e tiver um iPhone, pode fazer o download na App Store clicando aqui.

Saiba mais sobre esse fantástico app da Microsoft Research.

Clique abaixo para ver o vídeo de Satya Nadella.

Atualização: Infelizmente como nosso leitor Paulo Gesse relatou, o app não está disponível no Brasil. 

relacionados


Comentários